Imperial, MIBR e paiN desistem da ECL; entenda
A lista de participantes da ESL Challenger League (ECL) Season 49 sul-americana sofreu três baixas significativas. Imperial, MIBR e paiN decidiram não disputar a liga. Os demais times já foram avisados sobre as desistências, e os substitutos definidos.
A Dust2 Brasil apurou que o fato da ECL não ser mais prioritária na classificação para a ESL Pro League (EPL), somado a inflexibilidade nas remarcações dos jogos e o risco da perda de muitos pontos no Valve Regional Standings (VRS) em derrotas para times piores ranqueados, foram alguns dos motivos levados em consideração para as desistências.
Até 2024, a EPL era um campeonato franqueado, no qual as equipes sócias da ESL tinham vaga garantida no campeonato. A situação mudou com as novas regras para o competitivo, que determinam a utilização do VRS para a escolha das equipes convidadas.
Sendo um dos campeonatos que receberam exceções da desenvolvedora, a Pro League será transitória neste ano. Isto é, não seguirá totalmente a regra de utilizar o VRS para convidar as equipes.
Para a Season 21, a ESL convidou 12 equipes via VRS e manteve os times que já estavam classificados desde o ano passado ou por vencerem os regionais da ECL - casos de MIBR e paiN -, ou por terem sido campeões das LANs ESL Challenger. A medida
Já na Season 22 o número de convidados via VRS aumenta para 15. Outras cinco vagas serão destinadas aos campeões regionais da Challenger League, e a ESL ainda realizará qualifiers na Ásia, na América do Norte, na América do Sul e na Europa, cada um deles classificando uma única equipe.
Conflito com grandes campeonatos
A ECL Season 49 acontecerá de 21 de janeiro a 11 de maio. Neste mesmo período também acontecerão dez torneios do tier 1, com alguns deles já tendo brasileiros confirmados. O calendário recheado de oportunidades de competir fora do país, junto com a inflexibilidade da ESL, torna difícil o planejamento dos times para jogar a ECL.
Por exemplo, até o ano passado, mesmo tendo compromissos internacionais, mas bem menos do que em 2025, algumas equipes começavam a jogar a fase de classificação um pouco depois do início do campeonato.
Quanto a inflexibilidade nas remarcações das partidas, a ESL manteve a regra de que as equipes só têm direito a um reagendamento. Porém, para este ano, a ESL avisou os times que aceitará remarcação de partida se está conflitar com algum outro torneio da organizadora.
Os campeonatos que acontecem durante a ECL S49
-
BLAST Bounty Spring - de 14 a 26 de janeiro com FURIA, MIBR e paiN
-
IEM Katowice - de 29 de janeiro a 9 de fevereiro com FURIA, paiN e MIBR
-
PGL Cluj-Napoca - de 14 a 23 de fevereiro, mas sem participantes definidos
-
EPL S21 - de 1 a 16 de março com FURIA, MIBR e paiN
-
BLAST Open Spring - de 19 a 30 de março, mas sem participantes definidos
-
PGL Bucharest - de 6 a 13 de abril, mas sem participantes definidos
-
YaLLa Compass Qatar - de 15 a 20 de abril, mas sem participantes definidos
-
IEM Spring - de 21 a 27 de abril, mas sem participantes definidos
-
BLAST Rivals Spring - de 30 de abril a 4 de maio, mas sem participantes definidos
-
PGL Astana - de 10 a 18 de maio, mas sem participantes definidos
Os participantes da ECL S49
Imperial, MIBR e paiN não foram as únicas equipes que deixaram a lista de participantes da ECL Season 49. A Case também não disputará a liga já que suspendeu as atividades no CS2. Os substitutos das quatros já estão definidos: swingers (ex-Hype), Game Hunters, Yawara e Floripa Stars.
As quatro equipes estiveram no último relegation. A ex-Hype caiu na Season 48, enquanto o elenco da Floripa Stars, como Joga de Terno, foi top 3 na ESEA Open Season 50, Game Hunters vice na Season 50 e Yawara, terceiro colocado no mesmo campeonato.
Participantes
Fluxo
Sharks
BESTIA
RED
ODDIK
Solid
adalYamigos
KRÜ
Tropa do TACO
Swingers (ex-Hype)
Uno Mille (ex-Vikings)
Bad News Chickens
Game Hunters
Yawara
Bounty Hunters
Floripa Stars (ex-Joga de Terno)