Valve atualiza ranking usando campeonato que descumpre suas regras
A última atualização do Valve Regional Standing (VRS) usou uma competição que não está adequada às regras da própria Valve para distribuir pontos. A nova versão da lista, divulgada na tarde da última segunda-feira, levou em consideração os jogos da Frost and Fire South America Season 1, campeonato que não está de acordo com as regras estabelecidas pela publisher de Counter-Strike 2 para 2025 em diante.
Publicadas em julho do ano passado, as novas diretrizes deixam claro que quaisquer competições que terminem após 31 de dezembro de 2024 devem seguir as regras para serem consideradas para o ranking. O campeonato também não consta na lista de exceções publicadas pela Valve.
Organizada pela Eden Esports, a Frost and Fire South America Season 1 começou no dia 13 de dezembro de 2024, mas terminou no dia 12 de janeiro de 2025, o que faz com que a disputa tenha de se adequar às regras para ser usada no VRS.
As violações à regra começam na definição do evento como Ranked pela Valve, já que ele fere as diretrizes de classificação e convite (item 3 do Tournament Operation Requirements) e de anúncio e publicação de informações (item 4).
Por exemplo, os convites da competição não são baseados em nenhum dos critérios definidos no item 3 para eventos ranked. No total, 20 times foram convidados (16 na primeira fase da disputa e 4 nos playoffs). Times com ranques mais altos não foram convidados para a disputa, e alguns dos chamados não constam na atualização de dezembro da lista invitation do VRS, que deveria servir de base para os convites de eventos ranked.
O anúncio público da competição também está em desacordo com as regras. A publicação do campeonato em si e dos participantes foi feita no dia 12 de dezembro, apenas um dia antes do início da competição, o que está em desacordo com todos os critérios definidos pela Valve no livro de regras para eventos ranked.
A edição europeia do evento, que assim como a sul-americana contou pontos para o VRS, também descumpriu as regras em relação aos convites e a data de anúncio.
A reportagem entrou em contato com a Valve para questionar sobre o uso da competição. Em caso de resposta da desenvolvedora, o texto será atualizado. A Eden Esports, organizadora do campeonato, disse que seguiu as determinações da época e que acredita que a Valve fez uma exceção para a competição (leia na íntegra abaixo).
Comunicado da Eden
"Como a Frost and Fire começou em 2024, nós nos inscrevemos pelo canal usual da época e convidamos equipes de acordo com as regras daquele ano. Como apenas parte do torneio se estendeu até 2025, presumimos que a Valve o considerou um evento de 2024 ou fez uma pequena exceção para permitir que ele permanecesse ranqueado em sua totalidade, em vez de dividir as partidas em ranqueadas e não ranqueadas. Foi uma surpresa, mas ficamos muito felizes com esse resultado.
Devo dizer que as recentes mudanças de regras da Valve trouxeram mudanças significativas para o cenário de CS. Embora essas mudanças possam parecer duras para alguns, elas visam trazer mais ordem ao cenário, e levará tempo para que todos se adaptem. Já vimos várias exceções feitas para eventos de 2025, provavelmente como parte de seu esforço para garantir uma transição mais suave para o novo sistema. Mas, assim que a poeira baixar, esperaremos mais transparência e consistência nas regras e outras áreas do nosso cenário."
Radko Dimitrov, COO da Eden Esports