
G2 ignorou pedidos dos jogadores sobre mudanças na line, diz ex-coach
A G2 não levou em consideração os pedidos e sugestões dos próprios jogadores nas últimas mudanças na line. A afirmação é de Jan "Swani" Müller, ex-analista e coach, em participação no podcast HLTV Confirmed. Segundo ele, mesmo com as recomendações internas, a direção já estava decidida e ignorou a opinião dos atletas.
Swani também revelou que Rasmus "HooXi" Nielsen pediu outro treinador quando houve a mudança na comissão técnica, mas que a direção da G2 decidiu contratar Wiktor "TaZ" Wojtas para a posição.
"Para mim, o IGL e o coach precisam ter uma boa conexão, sendo que o capitão é quem precisa decidir o novo comandante do time. Você tem que confiar nele e deixá-lo escolher, não a direção. Isso já foi o primeiro erro. A relação começou mal, porque claramente ele queria outra coisa", opinou.
Mas o alemão não culpa TaZ: "Se você é a G2 e quer ser o Real Madrid ou uma organização que vence campeonatos, você não pode trazer um técnico estreante. No meu caso foi diferente porque eu já conhecia os caras há quatro anos, sabia o que precisavam. Na minha opinião, a entrada do TaZ no meu lugar foi só uma mudança de título."
Swani começou na G2 como analista, em 2019, se tornando coach interino por duas vezes: em 2021, substituindo Damien "maLeK" Marcel, e no ano seguinte após Rémy "XTQZZZ" Quoniam deixar o comando do time. O alemão assumiu o posto em definitivo na temporada 2023, deixando a organização ao final dela. E ele explicou o que o motivou a sair do clube.
"Outra coisa que me matou foi o fato de que, o ano todo, eu não tive analista nem coach assistente. Acho que fomos o único time do top 20 sem. Então eu tive que aprender a ser técnico, viajar mais de 200 dias no ano, e fazer tudo sozinho com o HooXi", pontuou.
A situação deixou Swani esgotado ao final da temporada: "Realmente esgotado, porque as pessoas não veem quanto trabalho tem fora do servidor. Você precisa preparar teoria, treinos, metas, lidar com várias coisas, e depois dos treinos ainda vêm te pedir ‘olha isso aqui’. Então quando você está sozinho, tudo toma muito tempo."
O coach alemão não assumiu nenhuma outra equipe desde que deixou a G2, no fim de 2023.
Leia também

