Raio-X: tudo sobre o duelo entre Imperial e paiN no Major
Duas das equipes brasileiras classificadas para o Perfect World Shanghai Major, Imperial e paiN vão se enfrentar pela rodada de abertura do Opening Stage. Um embate o qual se tornou habitual pela quantidade de vezes que aconteceu na temporada, marcada para os dois times por participações nos dois mundiais, títulos e vagas internacionais conquistadas.
A Dust2 Brasil preparou o Raio-X do confronto trazendo as principais informações das equipes no ano, como históricos de duelos e títulos, retrospecto na temporada, destaques individuais dos times e map pool.
O ano das equipes
Que Imperial e paiN viveram bons momentos na temporada é indiscutível já que, ao lado da FURIA, se classificaram para os dois Majors do ano. Ambas, inclusive, chegaram no Elimination Stage. Neste, por uma md3, o time liderado por Rodrigo "biguzera" Bittencourt não se classificou para os playoffs.
A constância de resultados é o que difere o 2024 dos times. Ainda com Henrique "HEN1" Teles, a Imperial começou melhor, se classificando para importantes campeonatos nos três primeiros meses: ESL Pro League Season 19, BLAST Premier Fall Showdown e o primeiro Major do ano.
O rendimento sofreu leve queda no segundo semestre, marcado pela contratação de Santino "try" Rigal. Com o argentino se acostumando com o novo time e a line entendendo o estilo do awper, a Imperial conseguiu outros resultados importantes, como os títulos da Thunderpick South America Series #1 e da ESL Challenger League Season 48 da região, fora mais vagas conquistadas.
Vagas da paiN
-
PGL CS2 Major Copenhagen
-
BLAST Fall Showdown
-
IEM Rio
-
ESL Challenger Katowice
-
ESL Pro League S21
Vagas da Imperial
-
ESL Pro League S19
-
BLAST Spring Showdown
-
PGL CS2 Major Copenhagen
-
Thunderpick World Championship
-
ESL Pro League S20
A paiN teve um início de ano lento, muito por conta da irregularidade nos resultados. Destaca-se no primeiro semestre a melhor campanha entre os brasileiros no Major de Copenhague e os títulos do Global Esports Tour (GET) Rio, RES Latin American Series #4 e CCT South American Series #1.
Assim como a Imperial, a paiN mudou neste ano. A organização vacilou na oportunidade que teve de manter Vinicius "n1ssim" Pereira na line - relembre o imbróglio clicando aqui -, e usou Marcelo "nyezin" Ramos até contratar João "snow" Vinicius para ser o substituto definitivo.
Pelos resultados conquistados no segundo semestre, não é errado falar que snow caiu como uma luva. Com o jovem, que disputará o primeiro na carreira e é um dos mais novos neste mundial, a paiN emendou bons resultados. Foram seis títulos nos últimos quatro meses.
Títulos paiN
-
GET Rio
-
RES LATAM #4
-
CCT SA #1
-
CCT SA #2
-
ECL SA #48
Títulos da Imperial
-
Thunderpick SA Series 1
-
ECL SA Season 47
Vantagem da paiN nos confrontos diretos
Imperial e paiN se enfrentaram, ao todo, 16 vezes neste ano. O histórico mostra equilíbrio nos primeiros meses do ano, com biguzera e os companheiros se sobrepondo aos rivais nos últimos meses, vencendo seis dos sete embates entre os times.
Nos duelos que ocorreram neste ano, dois se destacam por serem finais. A paiN derrotou a Imperial na decisão do Global Esports Tour (GET) Rio, LAN que aconteceu em abril, e também levou a melhor sobre a adversária no duelo valendo a vaga na IEM Rio.
Vitórias da paiN
2-0 - closed SA para BB Dacha
2-0 - closed SA para EWC
2-1 - GET Rio
2-1 - CCT SA #1
2-0 - qualify SA para BLAST Fall
2-1 - closed SA para IEM Rio
2-0 - closed SA para IEM Rio
2-1 - play-in da IEM Cologne
1-0 - ECL SA S48
1-0 - RMR para o 2º Major
Vitórias da Imperial
0-2 - closed SA para o 1º Major
0-2 - RMR para o 1º Major
0-2 - closed SA para BB Dacha
1-2 - RES LATAM #3
2-1 - GET Rio
1-0 - ECL SA S48
Map pool do confronto
As equipes se enfrentaram em todos os mapas que fizeram parte da rotação competitiva deste ano, incluindo Inferno. O mapa mais jogado foi a Inferno, escolhido pela Imperial sete vezes. Do lado da paiN a Nuke é a queridinha, com nove picks.
Mapas mais pickados nos duelos
-
Inferno - 11 partidas, sendo 7 picks da Imperial
-
Nuke - 10 partidas, sempre pickada pela paiN
-
Anubis - 4 partidas, com 2 picks da paiN e 1 da Imperial
-
Ancient - 3 partidas e sempre decider
-
Mirage - 3 partidas, sendo 2 picks da Imperial
-
Dust2 - 2 partidas, sempre pickada pela Imperial
-
Vertigo - 2 partidas, sempre pickada pela paiN
-
Overpass - 1 partida em decider
Em contrapartida, Vertigo foi o mapa mais vetado no duelo entre Imperial e Nuke. Trata-se do veto fixo dos Imperadores. Já o mapa que o time de biguzera foi Mirage.
Mapas mais vetados
-
Vertigo - 14 vezes, todas pela Imperial
-
Ancient - 13 vezes, 8 pela Imperial e 5 pela paiN
-
Anubis - 11 vezes, 7 pela Imperial e 4 pela paiN
-
Mirage - 10 vezes, todas pela Imperial
-
Nuke - 6 vezes, 4 pela paiN e 2 pela Imperial
-
Overpass - 6 vezes, 4 pela paiN e 2 pela Imperial
-
Dust2 - 5 vezes, 4 pela paiN e 1 pela Imperial
-
Inferno - 5 vezes, 4 pela paiN e 1 pela Imperial
Destaques das equipes
Lucas "lux" Meneghini é o integrante da paiN com o rating mais alto neste ano, mas não o único destaque da equipe já que biguzera e Lucas "nqz" Soares também estão positivos.
No lado da Imperial, e com menos tempo de time, try lidera as estatísticas do time. Os bons números e apresentações mostram que o argentino substituiu bem HEN1. Por outro lado, o capitão Vinicius "VINI" Figueiredo é o único negativo.
paiN
-
lux - 1.13 de rating e 1.08 de KD
-
nqz - 1.12 de rating e 1.29 de KD
-
biguzera - 1.10 de rating e 1.04 de KD
-
kauez - 1.03 de rating e 1.03 de KD
-
snow - 1.02 de rating e 1.04 de KD
Imperial
-
try - 1.13 de rating e 1.22 de KD
-
felps - 1.12 de rating e 1.07 de KD
-
decenty - 1.10 de rating e 1.15 de KD
-
noway - 1.06 de rating e 1.03 de KD
-
VINI - 1 de rating e 0.95 de KD
Onde acompanhar
Imperial contra paiN está marcado para às 3h do dia 30. Em português, a partida será transmitida nos canais de Alexandre "Gaules" Borba e dos outros integrantes da Tribo.