Urnas eletrônicas utilizadas nas eleições brasileiras (Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE)

Sete capitais têm candidatos com propostas para os esports; veja

Curitiba e Rio de Janeiro são as capitais com mais candidatos propondo ideias para os esports

Os esportes eletrônicos estão, cada vez mais, ganhando espaço no espectro político, seja com leis que regulamentam o setor, ou apoio direto em eventos com emendas. Neste ano o Brasil passará por eleições municipais e, conforme mostra o levantamento da Dust2 Brasil, sete capitais têm candidatos com propostas para os esports.

Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Rio Branco (AC) e Rio de Janeiro (RJ) são as capitais que possuem pelo menos um candidato que elaborou propostas para os esports. Ou seja, todas as regiões do país contam com postulantes ao Executivo das principais cidades com ideias para o setor.

O levantamento levou em consideração os documentos entregues pelos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a publicação desta matéria. As propostas podem ser acessadas pelo público na Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais das Eleições Municipais 2024 - clique aqui e veja.

Centro-Oeste e Nordeste são as regiões com capitais que têm candidatos com propostas para os esports, com duas cada. Já Curitiba e Rio de Janeiro são as cidades com mais candidatos ao Executivo que possuem propostas, cada uma com dois. Veja abaixo.

Caixa de fatos

Centro-Oeste

  • Goiânia (GO) - Sandro Mabel (União Brasil)

  • Campo Grande (MS) - Camila Jara (PT)

Sudeste

  • Rio de Janeiro (RJ) - Marcelo Queiroz (PP) e Rodrigo Amorim (União Brasil)

Sul

  • Curitiba (PR) - Eduardo Pimental (PSD) e Roberto Requião (MOBILIZA)

Nordeste

  • Natal (RN) - Natália Bonavides (PT)

  • Fortaleza (CE) - Capitão Wagner (União Brasil)

Norte

  • Rio Branco (AC) - Marcus Alexandre (MDB)

Propostas

A maioria das propostas é voltada para a organização de campeonatos de esports, alguns, inclusive, em escolas e faculdade, como fizeram Sandro Mabel (UNIÃO/GO) e Marcelo Queiroz (PP/RJ).

Queiroz, que é deputado federal pelo Rio, é o candidato com mais propostas voltadas aos esports. propondo desde o incentivo ao setor, a criação de centro de treinamento e abrir conversas com grandes empresas de games do mundo.

Caixa de fatos

Sandro Mabel - Realizar a competição ABC Gamer entre todas as escolas municipais de Goiânia.

Camila Jara - Incluir os “Jogos Eletrônicos” nos eventos esportivos realizados pela Prefeitura de Campo Grande.

Marcus Alexandre - Organizar torneios de esports e jogos online.

Natália Bonavides - Apoiar a realização de eventos de competição de jogos eletrônicos (games) para contribuir com o desenvolvimento do cenário de esportes eletrônicos (esports) em Natal.

Capitão Wagner - Desenvolvimento de Cuquinhas temáticos (Ex.: games/esports, audiovisual e digital).

Marcelo Queiroz

  • Incentivar eventos de esports.

  • Tornar o Rio de Janeiro referência no tema e criar centro de treinamento para
    profissionais em esports.

  • Criar núcleos para capacitação de e promover inclusão digital tendo como pano de fundo o esport em áreas como programação, design e gestão.

  • Transformar o Rio de Janeiro em grande polo de treinamento e aspirantes de
    jogadores.

  • Incentivar as universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro a abrir cursos focados no esport.

  • Criar fórum para avaliar a integração do esport no ensino fundamental.

  • Abrir interlocução com todas as grandes empresas de games do mundo.

Rodrigo Amorim - A Prefeitura do Rio precisa criar um “ecossistema” para as startups. É urgente a implementação do projeto StartLab. Uma das principais vertentes dessa área é o esport.

Eduardo Pimentel - Curitiba esports é um projeto para oferecer o esporte eletrônico dentro do Programa da Assessoria de juventude, para engajar os jovens que são adeptos a essas atividades.

Dentro das ações do projeto estão contempladas a organização de competições de esports. O projeto inclui aspectos como gestão de equipe, comunicação online saudável, e até mesmo introdução a carreiras relacionadas aos jogos eletrônicos.

Roberto Requião - Promover hábitos saudáveis entre os jovens incentivando a prática esportiva e atividades de lazer nas escolas, além de promover torneios esportivos, campeonatos interbairros de esportes, games e robótica e uma alimentação saudável.

As eleições municipais deste ano terão o 1º turno acontecendo em 6 de outubro, enquanto o 2º turno, caso necessário será realizado no dia 27 do mesmo mês. A votação, em ambos os turnos, acontecerá de 8h às 17h.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.