zews com Twistzz na IEM Dallas

Críticas a Twistzz e donk negado: zews fala sobre período na Liquid em podcast

Treinador brasileiro falou da sua segunda passagem na organização e citou detalhes de bastidores

Wilton "zews" Prado ganhou os holofotes do cenário internacional por conta dos seus comentários no podcast apresentado por Duncan "Thorin" Shields e Alex "Mauisnake" Ellenberg. Em video divulgado na última quinta-feira, o treinador bicampeão de Major criticou Russel "Twistzz" Van Dulken ao falar da sua segunda passagem na Liquid.

zews contou que, na sua segunda passagem pela Liquid, entre dezembro de 2023 e junho de 2024, presenciou uma discussão online entre Twistzz e Casper "cadiaN" Møller. Assim, o treinador tentou resolver a situação com uma reunião, o que não aconteceu.

"Comecei a ficar irritado porque eu via que nós não estávamos dizendo o motivo (para a briga). 'Ah, eu não gosto de você dando call, não gosto disso', mas o motivo que eu sei é que Russ (Twistzz) disse para a gente que ele não gosta do Casper (cadiaN) como pessoa, que ele faz algumas merdas".

"Você não gosta do cara em um nível pessoal e não consegue nem dizer isso a ele? Então como vamos fazer isso funcionar?", seguiu zews.

Sem a boa relação na equipe, zews recomendou a saída de cadiaN e de Felipe "skullz" Medeiros, que interessava à FURIA e, portanto, Twistzz se tornaria o capitão. No entanto, o canadense disse à Liquid que queria ir para a Vitality, mas zews conversou com o jogador e assim seguiu na Liquid.

"Parecia que tudo estava tranquilo, eu encontrei uma patrociandora em potencial para pagar US$ 2 milhões (R$ 11 milhões) para contratarmos o melhor do mundo. Chego no Brasil e sou comunicado: "Russ não quer você, você está fora". A mesma coisa que ele fez com Casper, ele fez comigo."

"Pessoalmente, eu queria divulgar essa história porque já se passaram seis meses e até eu comecei a duvidar de mim mesmo. Enquanto estou triste e decepcionado com Russ, como disse a ele, estou com raiva e estressado com a Liquid porque olha a história que tive lá e eles jogaram fora como se eu estivesse errado."

"Quando eu estava saindo, eu ouvi o NAF dizendo para o YEKINDAR que acha ele ótimo, mas o Russ queria fazer isso (tirar o YEKINDAR). O skullz estava fora, Casper também, então fica óbvio de onde estava vindo tudo isso. Até a organização perde seu poder."

"Não acho que ele vá ser um bom líder porque liderança é liderança, você precisa conversar com as pessoas, ir direto ao ponto, convencer as pessoas. Um bom líder têm pessoas que o seguem porque isso faz sentido, não porque ele força. Seguidores cegos não funciona, na minha humilde opinião."

"Russ provavelmente seja o fragger mais habilidoso que já vi, ele é insano, mas ele não é um bom líder. Acho que a Liquid não vai ser um top 8 time na arena porque com liderança é preciso ter constância", disse zews.

Na sequência, zews pontuou que era difícil encontrar os nomes para a Liquid porque Twistzz rejeitava as ideias dadas pela organização.

"'Não posso jogar com EliGE, não vou jogar com o donk porque não sei se ele vai ser bom'. Nós nem tentamos o donk porque ele disse que não jogaria com ele. Quem podemos pegar? 'Eu não gosto de sul-americanos, eles são preguiçosos'. Jesus, o que podemos fazer? Eu devo estar trabalhadno com o LeBron James".

Em outro ponto no podcast, zews contou que Twistzz animou o time da Liquid a ir a um jogo da NBA, mas comprou ingresso para Finn "karrigan" Andersen e Robin "ropz" Kool, que estavam na FaZe. No entanto, seu cartão não passou e ele pediu para a Liquid pagar, "como se fosse algo natural", seguiu zews.

No X (antigo Twitter), zews fez uma publicação onde contou que, na verdade, ropz e Helvijs "broky" Saukants foram ao jogo de basquete, e não karrigan. O brasileiro também implicou que a Liquid é gerenciada por Twistzz e sua noiva,

Também no X, zews e a noiva de Twistzz discutiram, mas as publicações foram deletadas a pedido do jogador canadense.

Liquid comenta falas de zews

Victor Goossens, fundador e co-CEO da Liquid, comentou as falas de zews e disse estar triste com os comentários do treinador sobre Twistzz. Ele também publicou quatro pontos, traduzidos abaixo:

"1. A maioria das coisas são questões de escalação, o que inerentemente cai em perspectivas pessoais, e enquanto estivermos lidando com indivíduos que não aceitam seus próprios erros, a objetividade vai estar longe do presente. A perspectivas de outras pessoas, incluindo a minha, vai estar 180° opostos a alguns desses pontos."

"2. Não há dúvidas, nenhuma dúvida, de que Twistzz pagou pelos ingressos da NBA. Sugerir qualquer outra coisa realmente não é aceitável."

"3. Embora Russel tenha experiência e credibilidade para ser uma voz valiosa na Liquid, não é ele quem decide ou assina contratos."

"4. Acreditamos que ele tem as características necessárias para ser um grande IGL. Levará algum tempo para que ele se aperfeiçoe, mas ele tem o que é preciso para ter sucesso - um olhar aguçado para o jogo e um nível de cuidado com seus companheiros de equipe, o que é crucial para a liderança."

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.