Relembre última vez de um time brasileiro nos playoffs da IEM Katowice
A IEM Katowice acabou para o Brasil nesta segunda-feira com a eliminação da FURIA na fase de grupos. Desta forma, a edição de 2025 é a quarta seguida na qual nenhuma equipe brasileira se classifica para os playoffs da prestigiada LAN. A última aparição de um time do país no mata-mata aconteceu em 2019.
Há seis anos, a IEM Katowice foi um dos Majors daquela temporada. Nele estiveram duas equipes brasileiras: a FURIA, vice campeã do Americas Minor, e o MIBR então liderado por Gabriel "FalleN" Toledo, que entrou diretamente no Legends Stage pela boa campanha no FACEIT Major London 2018.
A FURIA, que estreava em Majors naquela IEM Katowice, teve que passar pelo calvário do Challengers Stage. O time estreou com derrota para Ninjas in Pyjamas, chegou a vencer a Spirit, mas foi eliminada ainda na primeira fase com campanha 1-3.
As esperanças brasileiras se voltaram para o MIBR, que começou o Major perdendo para a Cloud9. Foi o único revés do time no Legends Stage, o qual terminou 3-1 após vitórias em sequência sobre Complexity, G2 e Ninjas in Pyjamas.
O MIBR começou o mata-mata eliminando a Renegades, nas quartas de final. Valendo a vaga na decisão, o time enfrentou a Astralis, a atual campeã mundial. O time dinamarquês levou a melhor, vencendo os brasileiros por 2 a 0. Era o terceiro título de Major para a line de Nicolai "device" Reedtz.
Nas últimas quatro edições, a FURIA foi quem mais "chegou perto" dos playoffs da IEM Katowice, por duas vezes: em 2022 e neste ano. Já GODSENT, MIBR e paiN, nas últimas quatro edições, sequer passaram do play-in.
Sem a FURIA, a IEM Katowice segue acontecendo até 9 de fevereiro. Natus Vincere, The MongolZ, Virtus.pro e Vitality são os times que já se garantiram nos playoffs. Restam duas vagas a serem preenchidas.