5 fatos marcantes da FURIA em 2024
A FURIA passou por uma montanha-russa em 2024, começando pela pior crise já vivida, passando mudanças que encerraram capítulos importantes no time e terminando com resultados que dão aos torcedores esperança de que a equipe pode alçar voos maiores na próxima temporada.
Para que todos possam relembrar o 2024 da equipe, a Dust2 Brasil elencou cinco fatos marcantes da paiN neste ano. Veja abaixo.
Fim de uma era
Cabeças da FURIA nos últimos anos, Andrei "arT" Piovezan e Nicholas "guerri" Nogueira tiveram os próprios capítulos encerrados na história da equipe na metade deste ano, em movimentação que encerrou a pior crise já vivida pelo time.
Foi o fim de uma era. guerri era um dos mais antigos, começando na FURIA como jogador em 2017 e passando a ser o coach no início do ano seguinte. Ele segue na organização, como head de esports. Já arT, IGL desde 2018, deixou o clube em definitivo e foi substituído por Felipe "skullz" Medeiros. Atualmente está no Fluxo.
Maiores feitos da dupla pela FURIA
-
7 Majors disputados em sequência
-
Semifinalistas do IEM Rio Major 2022
-
18 títulos
Principais conquistas
-
Elisa Masters Espoo 23
-
IEM Fall NA 21
-
Elisa Invitational Summer 21
-
IEM New York NA 20
-
EPL Season 12 NA
-
DH Summer NA 21
-
DH Masters Spring NA 20
-
Arctic Invitational 19
-
ESEA Global Challenge S31
Saída pela porta dos fundos?
Diferente da de guerri, a saída de arT se tornou polêmica por conta de declarações do jogador e as respostas que recebeu.
Após deixar o time, em desabafo, arT colocou a boca no trombone, explicando o real motivo da saída de Henrique "HEN1" Teles, expondo as restrições impostas pela organização e decisões duvidosas da direção nas janelas de transferência.
As falas não foram bem aceitas por ex-companheiros. Yuri "yuurih" Boian, após o Global Esports Tour (GET) Rio, disse à Dust2 Brasil que arT não foi muito profissional, apesar de confirmar que parte do que foi dito pelo ex-capitão estava correto.
Outro que rebateu as falas de arT foi o sócio André Akarri. Diferente do que foi dito pelo ex-capitão, segundo o executivo, HEN1 saiu por decisão própria porque queria jogar com o irmão.
Akkari também "explicou melhor" as imposições da FURIA aos jogadores, classificadas por arT como "ditadura". O sócio afirmou que a organização foi mais rígida na época da pandemia e também pela falta de "equilíbrio" dos jogadores, com o radicalismo acabando com o tempo.
Comissão técnica estrangeira
Todo fim precede um novo começo. E o da FURIA foi uma comissão mais robusta, contando com nomes estrangeiros - um dos maiores pedidos da torcida.
A movimentação começou com a promoção de Sidnei "sidde" Macedo, que se tornou o coach. Até o último último dia 19, a comissão era composta também por Hunter "Lucid" Tucker e Viacheslav "innersh1ne" Britvin, que, por decisão da FURIA, deixou a organização.
Evoluindo degrau por degrau
As mudanças surtiram o resultado esperado. No segundo semestre, a FURIA mostrou que estava evoluindo a cada campeonato disputado. Bons resultados foram conquistados. Foram cinco playoffs em sete torneios tier-S disputados, sendo que na IEM Rio foi semifinalista.
Série positiva nos campeonatos
-
CCT European Series #4 - vice-campeão
-
YaLLa Compass - semifinalista
-
Esports World Cup - top 8
-
IEM Cologne - passou do play-in
-
BetBoom Dacha Belgrade #2 - top 6
-
ESL Pro League Season 20 - chegou nos playoffs
-
IEM Rio - semifinalista
-
Perfect World Shanghai Major - chegou no Elimination Stage
Ano sem título
A atual temporada é a segunda a qual a FURIA encerra sem título, desde que a organização surgiu no cenário de CS - a outra foi 2022.
Neste ano, a FURIA jogou 14 campeonatos, sendo 12 LANs. Em presenciais, chegou em duas semifinais: YaLLa Compass e IEM Rio. A única final disputada aconteceu no online CCT European Series #4, o qual perdeu para GUN5.
Resultados da FURIA em 2024
-
IEM Katowice - caiu no play-in
-
RES Western European Masters Spring - não se classificou para BLAST
-
Qualify SA IEM Dallas - não se classificou
-
PGL CS2 Major Copenhagen - chegou no Elimination Stage
-
IEM Chengdu - caiu na fase de grupos
-
GET Rio - top 6
-
ESL Pro League S19 - caiu na fase de grupos
-
CCT European Series #3 - top 8
-
CCT European Series #4 - vice-campeão
-
YaLLa Compass - semifinalista
-
Esports World Cup - top 8
-
IEM Cologne - caiu na fase de grupos
-
BetBoom Dacha Belgrade #2 - top 6
-
ESL Pro League S20 - caiu nos playoffs
-
IEM Rio - semifinalista
-
Perfect World Shanghai Major - chegou no Elimination Stage
-
IEM Cologne - caiu na fase de grupos