ANa dá dica para integrar jogadoras no cenário misto
O chamado cenário misto de CS possui poucas jogadoras, e a atual melhor do mundo, Ana "ANa" Dumbravă, falou recentemente sobre como integrar mais mulheres nesse cenário. A jogadora da Imperial falou que uma boa opção seria equipes do Tier 2 integrarem uma jogadora em suas equipes.
"Não sei como explicar, mas acho que as equipes do tier 2 poderiam tentar incluir uma jogadora no elenco e ver como isso funcionaria. Mas ainda estamos muito longe disso", disse ANa em entrevista à Escore News depois de disputar o showmatch na IEM Cologne 2024.
Sobre o cenário feminino ANa lamentou a saída de algumas organizações: "Estou no cenário há um bom tempo, cerca de cinco ou seis anos. Era muito melhor no início. É triste que algumas organizações tenham saído recentemente. Mas espero que elas voltem ou que mais entrem no CS, pois precisamos desse apoio".
Mas mesmo com a falta de organizações, a jogadora da Imperial destacou que o nível do cenário feminino está mais alto do que antes.
"Em termos de capacitação, o cenário está muito melhor agora do que antes. Há muitas jogadoras jogando agora, todos estão progredindo, está ficando cada vez mais difícil competir a cada dia. Então, sim, acho que só precisamos de mais apoio das organizações, mas, fora isso, está tudo ótimo."
Para finalizar a entrevista, ANa disse que seu objetivo é uma equipe mista.
"É claro que queremos ser vistas como iguais. Sei que todas as mulheres estão dando o melhor de si. Portanto, espero que no futuro haja equipes mistas, pelo menos esse é o meu objetivo."
ANa é atualmente a melhor jogadora do mundo, de acordo com a HLTV. A romena de 25 anos atualmente joga pela equipe feminina da Imperial, atual campeã da ESL Impact, e a jogadora agora soma sete títulos do mundial feminino.