nak, treinador do MIBR, acompanha time na estreia da IEM Cologne 2024

nak explica troca de IGL e diz o que MIBR precisa para vencer 9z

Treinador celebrou triunfo sobre HEROIC na estreia da IEM Cologne 2024

O MIBR foi o primeiro time brasileiro a estrear na IEM Cologne 2024 e, mesmo com a mudança na liderança do quinteto, a equipe venceu a HEROIC por 2 a 1 de virada. Renato "nak" Nakano, treinador do MIBR, conversou com a Dust2 Brasi, falou do resultado e a importância da vitória para dar confiança aos jogadores.

"A confiança no CS vale muito. A mentalidade, confiança, é um dos pilares para estarmos bem. Sabemos que o CS é muito louco, nós conversamos sobre isso, porque sabemos que há dois meses estávamos ganhando todas as vagas no Brasil, gente falando que éramos o melhor time do Brasil, e de repente passa duas semanas de resultados ruins e o time acabou, somos horríveis."

"É difícil, todo mundo sente isso, porém temos que saber lidar com a pressão. Estar no MIBR é receber essa pressão e quanto mais conseguirmos dar a volta por cima, ficamos cada vez mais fortes. Essa vitória contra a HEROIC foi muito importante para a gente e, se conseguirmos essa vaga, vai dar ainda mais confiança", seguiu nak.

Com o resultado na estreia, o MIBR fica a uma vitória de se classificar para a fase de grupos da IEM Cologne. A primeira oportunidade da equipe brasileira será diante de um time conhecido, a 9z, que antes atuava na América do Sul, porém, desde junho, está morando na Espanha.

nak celebra a vitória diante da HEROIC, mas o treinador entende que pouco importa o resultado sobre os europeus caso o MIBR não derrote a 9z. Ele também falou do que o time precisa fazer para buscar a vaga com duas vitórias seguidas.

"Me sinto bem confiante principalmente pelo nosso time ter jogado o CS básico, com alguns fundamentos corretamente. A gente tem táticas pra caramba, estilo de jogo dos outros times, mas vai chegar a hora que vai estar 3x3, 2x2, e temos que saber jogar essas situações. Acertando essas coisas acredito que conseguimos essas vagas, então é focar muito nisso."

Mesmo com o quinteto intacto, o MIBR chegou para a IEM Cologne com uma novidade. André "drop" Abreu assumiu a função de capitão, que desde 2022 era exercida por Raphael "exit" Lacerda. O treinador explicou os motivos da troca e como foi o processo para decidir o novo IGL.

"Não foi um processo de uma hora para a outra, do tipo "precisamos mudar o capitão, quem vai ser?". Desde o começo desse time, com exit de IGL, a gente preza muito pela comunicação e organização que o drop faz no time. Mesmo sem ser capitão, ele já era muito cobrado em relação a isso, e sempre foi uma voz muito ativa na equipe. Achamos que era uma mudança que pudesse mudar um pouco nosso estilo, trazer ainda mais o drop para o jogo porque é algo que ele faz muito bem e sempre o cobramos disso. Então, não foi uma decisão do dia para o outro. Foi uma decisão difícil de tomar porque a gente via nosso TR e ele não era o nosso problema, e normalmente o capitão faz mais diferença no TR."

"Independente disso, acho que está sendo muito bom, trouxemos um cara que gosta de puxar muita coisa e muda um pouco. O outro ponto positivo é com o próprio exit, que é um jogador muito bom em situação de clutch, de late round, e ter ele vivo nessas rodadas é ótimo para a gente, então acaba sendo um win/win nessas duas funções. Ainda é muito cedo. No Brasil tivemos alguns resultados ruins com o drop já sendo capitão, então agora é conseguir buscar esse equilíbrio para sermos mais constantes. Fizemos jogos muito bons até no Brasil, vencemos muito bem do Fluxo, agora da HEROIC, porém ainda assim fizemos alguns jogos ruins. É uma mudança fixa", avaliou nak.

O confronto entre 9z e MIBR será na sexta-feira às 8h30. O vencedor passa à fase de grupos da IEM Cologne 2024, enquanto quem perder terá mais uma oportunidade de avançar no campeonato. No entanto, se voltar a sofrer um revés, será eliminado.

A Dust2 Brasil está cobrindo o evento em parceria com a BC.GAME

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.