Meta adverte CutzMeretz por comentário durante Brasil x Argentina
Lucas "CutzMeretz" Freitas foi advertido pela Meta por um comentário que fez no X (antigo Twitter) durante o jogo entre Brasil e Argentina, nessa terça-feira, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O comentário em questão foi sobre a briga entre as torcidas que antecedeu a partida.
"Na briga nós ganhamos", escreveu CutzMeretz na rede social, republicando um tweet de uma página que mostrava a truculência da polícia do Rio de Janeiro contra a torcida argentina presente no Maracanã. O comentário não foi bem aceito pela comunidade, principalmente porque o jogador representa uma organização paraguaia.
O streamer argentino Ignacio "GordoReally" Agustín foi um dos que mais criticaram a atitude de CutzMeretz, com os dois chegando a discutir na rede social. "Eles pedem respeito aqui no Twitter e agem como moralistas. Que vergonha, você apaga o tweet ainda por cima. Peça desculpas", escreveu.
Em resposta CutzMeretz afirmou que não iria pedir desculpas: "Para de ser louco. Claramente fiz uma brincadeira e você quer lacrar. Fica suave e assiste o jogo. Feio ter que brigar em qualquer jogo, não só no futebol."
Mas além da crítica do streamer argentino, o brasileiro recebeu uma enxurrada de comentários de cunho racista e xenofóbico nos outros tweets que fez durante a noite. Veja abaixo.
Pouco depois do comentário, apagado, CutzMeretz disse no X estar impressionado com o fato de uma brincadeira ter sido levada para o lado errado. "Violência policial ou torcida x torcida nunca deve ser tolerada e eu não estava querendo, em nenhum momento, ser conivente com isso. Interpretação infeliz para o pior lado", afirmou.
O brasileiro ainda criticou o ataque que recebeu nas redes sociais: "De qualquer forma, se vocês 'manitos' têm uma opinião e querem contestar, façam de uma maneira correta e pertinente, assim como fez o GordoReally, e não sendo racistas ou xenofóbicos. Ainda não vi nenhum de vocês se posicionando quanto a isso."
A advertência da Meta foi revelada no início da manhã desta quarta-feira. Em comunicado, a organização destacou o "comentário inapropriado" feito por CutzMeretz durante o jogo entre as seleções e deixou claro que o clube não apoia a incitação a violência, assim como o racismo. "Não compartilhamos da opinião do nosso jogador e oferecemos desculpas as pessoas afetadas pela publicação", escreveu.