Brasil nunca perdeu 2ª chance de avançar de fase em Majors
É tudo ou nada para a paiN pelo último dia do Challengers Stage do BLAST.tv Paris Major, na quinta-feira. Se depender do retrospecto brasileiro em séries classificatórias de fases nos mundiais, positivo tanto no geral, quanto na era do formato suiço, a comunidade terá muito o que comemorar ao fim do próximo compromisso do time liderado por Rodrigo "biguzera" Bittencourt.
Levantamento da Dust2 Brasil mostra que desde 2015, quando o Brasil começou a disputar os Majors, times do país jogaram 26 séries classificatórias de fases durante os campeonatos chancelados pela Valve. Destas, venceu 16, ou seja, aproveitamento de 61,53%. O retrospecto brasileiro quando só observado as edições com formato suíço também é positivo, mas menor que o do geral: 11 vitórias em 20 oportunidades, ou aproveitamento de 55%.
Já quando se observa o aproveitamento do Brasil nas segundas chances que os times tiveram de passar de fase nos Majors, isto é, atualmente quando se joga a rodada dos 2-2 após derrota na 2-1, o aproveitamento é ainda melhor visto que equipes do país nunca foram derrotas nessas séries. São sete vitórias em sete oportunidades. Em contrapartida, nas primeiras oportunidades são nove vitórias em 19 séries: 47,3%
Brasil em 2ª chances de se classificar nos Majors
-
ESL One Cologne 15 - Luminosity 22-18 FlipSid3 - Cobblestone - Lower do Grupo B
-
ELEAGUE Major Atlanta 17 - SK 19-17 Astralis - Dust2 - 1ª fase
-
PGL Major Kraków 17 - SK 16-9 Immortals - Overpass - 1ª fase
-
ELEAGUE Boston Major 18 - SK 16-10 Gambit - Overpass - Legends Stage
-
FACEIT Major London 18 - MIBR 2-1 NIP - Legends Stage
-
PGL Major Antwerp 22 - FURIA 2-1 G2 - Legends Stage
Os Majors de CS:GO já passaram por três mudanças no formato. A primeira edição até o ESL One Cologne 2016, o campeonato contava com fase de grupos e playoffs. Nos dois torneios de 2017 a fase inicial passou a ser jogada no formato suíço, com o top 8 avançando para os playoffs. Já o atual sistema de disputa vem sendo utilizado desde o ELEAGUE Major Boston 2018.
Com duas vitórias e duas derrotas, a paiN terá a segunda e última chance de avançar para o Legends Stage contra Monte, uma das surpresas do RMR europeu. O confronto está marcado para às 10h30 de quinta-feira.