5 fatos marcantes da Legacy em 2024
Criada a partir da saída da divisão brasileira da 00NATION, ainda em 2023, a Legacy teve a primeira temporada completa neste ano. O 2024 da equipe pode ser resumido pela inédita participação em Majors, estabelecimento como time da América do Norte e mudanças importantes na line.
Para que todos possam relembrar o 2024 da equipe, a Dust2 Brasil elencou cinco fatos marcantes da Legacy neste ano. Veja abaixo.
Debutando em Majors
Primeiro mundial a ser disputado no CS2, o PGL CS2 Major Copenhagen foi também o primeiro da história da Legacy. A equipe se classificou para o campeonato ainda com Marcelo "coldzera" David na line.
A Legacy chegou no Major com campanha 3-1 no Americas RMR, o qual começou perdendo para a paiN, mas se recuperou vencendo em sequência Nouns, MIBR e M80.
A equipe começou o Major surpreendendo a todos, vencendo a FURIA na estreia. A situação do time, contudo, se complicou com as derrotas em sequência para Cloud9 e GamerLegion.
A Legacy foi para a md3 do tudo ou nada após vencer a Apeks. Porém, na série valendo a vaga, a terceira derrota, para The MongolZ.
A saída conturbada de coldzera
O duas vezes melhor do mundo deixou a Legacy após o Major, mas de forma conturbada. coldzera foi o único das partes a anunciar a saída. Por conta disso, jogador e organização divergem sobre questões contratuais.
A defesa do jogador enviou à reportagem, na época, um documento no qual afirmavam que o bicampeão mundial não tinha mais vínculo com a Legacy. O mesmo documento também foi enviado às principais organizadoras de campeonatos.
Na noite, a advogada de coldzera, Valentina Angeli Kalaf Mussi, garantiu que inexistência de um vínculo "foi reconhecida pela própria Legacy" em uma notificação encaminhada aos representantes do atleta no dia 19 de abril.
A Legacy, por outro lado, alega a existência de um contrato ativo com coldzera. Assim como a defesa do jogador, a organização entrou em contato com as responsáveis pelo campeonato, conforme apurado pela reportagem no fim de abril.
Teste com Stewie2k
Inativo por um ano, o norte-americano Jacky "Stewie2K" Yip foi a primeira opção da Legacy para o lugar de coldzera. Ele atuou pela organização brasileira por dois meses, participando da seletiva norte-americana para a Esports World Cup e de alguns jogos da ESEA Advanced Season 49.
Após a experiência junto aos brasileiros, Stewie2k também completou para a G2, substituindo Rasmus "HooXi" Nielsen para IEM Dallas. A equipe foi campeã e, desde então, o norte-americano retornou a inatividade.
Em entrevista à Dust2.us na época, Stewie2k explicou porque era difícil voltar a competir de vez: "Não diria que estou tentando deixar o CS para trás. Acho que quero continuar no CS, mas, ao mesmo tempo, preciso cuidar de mim".
Para retornar de vez, o norte-americano disse precisar priorizar assuntos fora do CS, tendo a garantia que está bem quantos aos negócios.
Quanto ao substituto definitivo de coldzera, Legacy apostou na contratação da joia da W7M Guilherme "saadzin" Pacheco.
Desbravando a selva norte-americana
A Legacy foi uma das equipes brasileiras que competiram na América do Norte por quase toda a temporada. Lá, conquistou títulos, classificação para torneios internacionais e para a ESL Challenger League (ECL), liga que é a porta de entrada para a ESL Pro League.
A estreia foi na seletiva para a "Copa do Mundo" dos esports, mas não conquistando a vaga. Os louros vieram em junho. Três no total, com destaque para a classificação à Thunderpick World Championship. Outra vaga internacional obtida foi a para a ESL Challenger Katowice.
Principais feitos da Legacy no NA
-
Classificação para Thunderpick World Championship
-
Título da ESEA Advanced Season 49
-
Classificação para a ESL Challenger League Season 48
-
Título do CCT North American Series 2
-
Classificação para ESL Challenger Katowice
-
Top 3 na ESL Challenger League Season 48
Novo capitão
Fora do segundo Major deste ano, a Legacy iniciou cedo o planejamento para o próximo ciclo. A equipe se apresentará em 2025 com duas novidades na line. A principal é a troca de capitão, com Gabriel "NEKIZ" Schenato "passando" a braçadeira para Lucas "lux" Meneghini.
Na última semana a reportagem noticiou que a Legacy estava negociando com o ex-paiN para ser o novo capitão. Já a outra vaga, deixada por Bruno "b4rtiN" Câmara, será ocupada por Vinicius "n1ssim" Pereira, há nove meses na reserva da Sharks.