NAF aconselha jogadores do NA a jogarem VALORANT
Em uma entrevista ao portal esports.gg Keith "NAF" Markovic disse duras palavras sobre o cenário norte-americano de Counter-Strike. O jogador da Liquid afirmou que não tem sentido em jogar CS no NA, e aconselhou os jogadores a deixarem o FPS e irem jogar VALORANT.
“Na minha opinião, não faz sentido jogar Counter-Strike se você estiver na América do Norte. Meu melhor conselho seria jogar VALORANT ou dar o seu melhor para entrar no Counter-Strike europeu", disse NAF.
O jogador ainda disse que os jogadores da América do Norte não têm chances de entrar no Tier 1: “Acredito que se você estiver jogando na América do Norte, você literalmente não terá nenhuma chance de realmente melhorar ou entrar no cenário de nível um. Existem algumas oportunidades, eu vi alguns dos meus amigos do NRG conseguirem se qualificar para a ESL Pro League, então obviamente há esses qualifiers para alguns torneios, mas isso é muito difícil.”
De acordo com NAF, um dos problemas do cenário norte-americano é a pequena quantidade de campeonatos.
“Ninguém realmente quer ajudar o cenário. Você ainda tem a Pro League e a Challenger League, mas honestamente não é o suficiente para dedicar sua vida a jogar Counter-Strike. Você não pode realmente ter o sonho de se tornar profissional e agora eu sinto que não é nem possível ou estar no Tier 1 no NA.”
O calendário de 2025 está cheio de campeonatos, e de acordo com NAF talvez isso ajude as equipes norte-americanas. O jogador disse que pela grande quantidade de torneios, as principais equipes talvez precisem abrir mão de alguns e isso pode dar vagas aos times do NA.
"Com tantos eventos chegando, talvez haja vagas abertas em alguns dos grandes eventos onde as equipes de ponta não vão jogar, o que significa chances para algumas das equipes mais baixas, como NRG ou FlyQuest, que não estão no topo do ranking. Isso dá a essas equipes uma chance e uma oportunidade de chegar lá e conseguir alguns pontos e subir no ranking um pouco.”
Mario "malbsMd" Samayoa, jogador guatemalteco, mas que passou grande parte de sua carreira no NA, também comentou o assunto. O jogador disse em suas redes sociais que "atualmente o cenário está simplesmente morto".
"É uma pena admitir a verdade, mas é exatamente o que é, atualmente o cenário está simplesmente morto, boas equipes de NA precisam sair de casa a maior parte do ano ou viver completamente na Europa para fazer sucesso. Claro que há talento aqui e ali, mas com apenas a M80 disposta a investir no desenvolvimento de jovens talentos, este será apenas um ciclo interminável de conseguir 1 jogador talentoso a cada 1-2 anos e ter boas equipes do NA apenas no NA para ECL e talvez Mythic Cups, ainda pior agora que os RMRs acabarão."
"E essa é a diferença porque VALORANT é melhor que CS na LATAM-NA, eles têm organizações dispostas a pagar pessoas para jogar o jogo e desenvolver um sistema crescente de talentos, a última vez que isso aconteceu na minha região (Norte LATAM) foi em 2019 com a Infinity quando o NA EPL ainda existia e havia alguns investimentos em NA por causa deste EPL.", continuou.
"Então, basicamente o NA está morrendo desde 2019 e acabou completamente morto quando VALORANT foi lançado, pois o jogo trouxe mais oportunidades para talentos serem realmente pagos para jogar e não apenas jogar pugs e ESEA principal/avançado apenas por diversão."
"Venho de um país onde meu modelo foi o RAINMAKER, que jogou apenas umma temporada de MDL quando eu tinha cerca de 13 anos, antes de jogarmos juntos no FULL SEND. Agora estou jogando pela G2 competindo nos maiores eventos. É exatamente o que eu disse, claro que existe talento em NA, só precisamos de ajuda para desenvolver esses talentos e investir neles para eventualmente colocar mais pessoas como eu no servidor sem ter que pensar se conseguirão pagar as contas e então o cenário começará a crescer. A UE tem mais equipes acadêmicas do que equipes reais de NA e isso é uma merda", finalizou.