ESL anuncia sedes, formatos e convites para 2025
A ESL realizou grandes mudanças no sistema de definição de times para seus campeonatos, se encaixando às regras impostas pela Valve para 2025. Além disso, a organizadora também mudou o formato de grandes torneios.
O calendário da organizadora conta com as tradicionais IEM Katowice e Cologne, além de definir um torneio em Dallas, nos Estados Unidos, e Chengdu, na China. As duas edições da ESL Pro League seguirão na Europa, enquanto ainda há um torneio em abril sem sede.
Calendário para 2025
Novo formato e convites para IEM Katowice e Cologne
Os dois principais campeonatos da ESL Pro Tour (o circuito competitivo da organizadora) são IEM Katowice e IEM Cologne. A ESL reformulou o formato de ambas competições para 2025, que agora passará a ser da seguinte maneira.
Agora todos os times serão convidados com base no ranking da Valve. Na primeira fase, serão 16 times (9°-24° no ranking) e serão divididos em dois grupos de 8 com partidas MD3, e somente os 4 melhores de cada passarão à fase seguinte.
Já na segunda etapa, os 8 times classificados vão se juntar com outros 8 convidados (1°-8° no ranking). As equipes novamente são divididas em dois grupos com jogos MD3, porém desta vez somente os seis melhores avançam de fase, passando aos playoffs.
A fase final começará nas quartas de final sem lower bracket. Todos os jogos são MD3, porém a grande final será MD5.
ESL Pro Tour Masters
IEM Spring
A competição, que ainda não tem uma sede definida, começará com 16 times, sendo os 10 melhores do ranking global, 2 da Europa, 2 das Americas e 2 da Ásia. Eles serão divididos em dois grupos, jogos MD3 e os 6 melhores passam aos playoffs.
A fase final novamente começará nas quartas de final, com jogos MD3. A grande final será MD5.
IEM Dallas
Para este torneio, a ESL convidará metade dos times pelo ranking e a outra metade será por seletivas, visando dar mais oportunidades para equipes "das quatro regiões". Mais detalhes sobre as qualificatórias ainda serão divulgadas.
A IEM Dallas começará na fase de grupos com 8 times convidados, sendo 5 europeus, 1 da América do Norte, 1 da América do Sul e 1 da Ásia. As seletivas, que acontecerão nas quatro regiões, levarão mais 8 equipes.
Com a definição dos 16 participantes, os times são divididos em dois grupos no formato de eliminação dupla. As partidas seguem sendo MD3. Os melhores passarão à final.
Assim como nos outros campeonatos, os playoffs da IEM Dallas começarão nas quartas de final com jogos MD3, enquanto a final vai ser MD5.
IEM Chengdu
A IEM Chengdu volta a ter o formato exatamente igual à IEM Spring. 16 time serão convidados, sendo 10 pelo ranking global, 2 da Europa, 2 das Americas e 2 da Ásia. As 16 equipes jogam a fase de grupos em MD3, os 6 melhores passam aos playoffs que começarão nas quartas de final com MD3, porém a final é MD5.
ESL Pro League
21ª edição
A ESL Pro League S21 será vista como uma temporada de transição, conforme explicou a organizadora. O torneio agora terá 24 times competindo, incluindo os campeões da ESL Challenger League S48 e os vice-campeões, além dos vencedores da ESL Challenger Atlanta e Katowice.
O pontapé inicial da ESL Pro League S21 será com 16 times em um formato suíço, com partidas MD3. Somente os 8 melhores passarão para a segunda fase, que também será com 16 equipes (incluindo mais 8 convidadas pelo ranking da Valve) e formato suíço.
Os oito melhores times da segunda etapa da EPL S21 chegam finalmente aos playoffs. As quartas de final e as semifinais serão MD3, enquanto a grande final será MD5.
22ª edição
A grande diferença entre a EPL S21 e a EPL S22 será no formato de definição dos participantes. Desta vez, somente os campeões da ESL Challenger League S50 irão se classificar ao torneio, além dos classificados via seletivas na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.
O formato da ESL Pro League S22 será idêntico ao da edição anterior.