FACEIT e GC tomam decisões sobre Snap Tap
Matéria atualizada às 15:45 - Inicialmente a reportagem afirmou que o Snap Tap estava proibido nos campeonatos da ESL, mas a organizadora só não permite as null binds
O atual grande debate da comunidade de CS2 gira sobre a "legalidade" do Snap Tap no competitivo. Plataformas que também são organizadoras de campeonatos, FACEIT e Gamers Club entraram na discussão, tomando decisões sobre a utilização da nova função dos teclados da Razer que deixa o strafe mais fácil.
Quando o assunto é o matchmaking da plataforma, a ESL FACEIT Group permitem tanto o uso das null binds, como também do Snap Tap. Já quanto ao competitivo as binds são proibidas e, segundo a HLTV.org, a organizadora avisou os times que todos os teclados e mouses são permitidos nos campeonatos.
Um dos diretores do grupo, Marc Winther, disse ao site que a organizadora discutiu sobre o uso do Snap Tap, incluindo outros responsáveis por campeonatos e a própria Valve, mas que não tinha nada a compartilhar dessa conversa.
"As funcionalidades são de fato permitidas em nossos torneios, e embora estejamos monitorando a situação, não há mudanças para isso por enquanto", afirmou.
É uma linha parecida com a da Gamers Club, que não incentiva o uso. "Ainda não temos uma decisão 100% tomada. Vamos continuar monitorando e entender com a comunidade", disse à Dust2 Brasil.
A discussão começou em meados de julho por parte dos próprios jogadores profissionais. Robin "ropz" Kool, da FaZe, chegou a pedir que as organizadoras de torneios não permitam que essa função seja usada nos campeonatos.
Mas o que são as null binds e o Snap Tap? As binds, criadas antes do Snap Tap, são comandos que interrompem o movimento do personagem, facilitando assim os strafes. Elas já são proibidas nos grandes campeonatos.
Já o Snap Tap é uma nova função para os teclados Huntsman V3 Pro. Ela funciona da seguinte forma: ao pressionar duas teclas de direções opostas em sequência, o segundo comando é registrado prioritariamente, interrompendo assim o comando anterior. Num strafe, por exemplo, o jogador tem uma mudança de direção instantânea, eliminando o delay.
A BLAST Premier Fall Final foi a primeira grande LAN a acontecer após a discussão e, segundo levantamento feito por um usuário do Reddit, jogadores de 12 participantes utilizaram o Snap Tap. Veja abaixo.
-
Astralis: br0, stavn, dev1ce
-
BIG: rigon
-
Cloud 9: Ax1Le
-
Complexity: Grim, floppy
-
Falcons: Magisk, snappi, maden
-
FaZe: rain, frozen
-
G2: NiKo, m0NESY
-
HEROIC: sAw, TeSeS, sjuush
-
Liquid: jks, YEKINDAR, ultimate
-
NAVI: jL
-
NIP: isak, alex, REZ
-
Virtus Pro: n0rb3r7
A próxima grande competição é a IEM Cologne, uma das competições do ESL Pro Tour, que começa nesta quarta-feira. Veja os confrontos iniciais no guia.