FURIA tenta quebrar sequência negativa em semifinais de LANs tier-S
A FURIA sobe no palco da YaLLa Compass neste sábado para enfrentar a Ninjas in Pyjamas na briga por uma vaga na final da YaLLa Compass. Os brasileiros também tentam mudar o retrospecto do time nas semifinais de LANs tier-S e voltar a uma grande final depois de 5 anos.
Na sua história, a FURIA jogou uma partida classificatória à final de um presencial tier-S seis vezes. Destas, a equipe venceu somente uma - em junho de 2019, quando venceu a North e decidiu o título da Esports Championships Series Final S7 contra a Vitality. Os franceses foram campeões ao vencerem a final por 2 a 0.
Já as derrotas nas semifinais aconteceram em campeonatos como DreamHack Dallas 2019, StarSeries & i-League S8, ESL Pro League S15, IEM Dallas 2022 e, a mais recente, no IEM Rio Major 2022, quando os brasileiros perderam caíram diante da HEROIC na Jeunesse Arena.
Desde o IEM Rio Major 2022, a FURIA jogou 12 campeonatos tier-S presenciais e a melhor colocação da equipe foi a 5ª/6ª posição na IEM Rio 2023. Na ocasião, os brasileiros avançaram às quartas de final, mas perderam, novamente, para a HEROIC no Brasil.
A FURIA pode voltar a uma final de uma LAN tier-S na YaLLa Compass. Neste sábado, a partir de 13h, a equipe enfrenta a NiP na semifinal e, caso vença, jogará sua segunda grande decisão de título contra o vencedor de The MongolZ e Astralis. Se perder, Kaike "KSCERATO" Cerato e companhia ficarão na 3ª/4ª posição e levarão a premiação de US$ 28 mil (R$ 150 mil).
Para chegar à semifinal, a FURIA liderou o grupo B. Depois de estrear com derrota diante da BIG, a equipe embalou uma sequência de quatro vitórias sobre BetBoom, Eternal Fire, Fnatic e Complexity. Com a primeira colocação do grupo, os brasileiros se classificaram para as semis.