
As chances de 00Nation, FURIA e Imperial no IEM Rio Major
00Nation, FURIA e Imperial são as equipes que vão representar o Brasil no IEM Rio Major, que começa nesta segunda-feira. Antes da competição, a Dust2 Brasil conversou com especialistas sobre o desempenho do país no RMR Americas e, sobretudo, as chances do trio no segundo mundial da temporada.
Jean "mch" Michel D'Oliveira, Alessandro "Apoka" Marcucci, Charles "ash" Silva, Raul "RauleS" Ribeiro e Juliano "Marcatto" Marcatto acreditam que o Brasil cumpriu com as expectativas no RMR, mas com a única ressalva sendo a não presença de um time brasileiro diretamente no Legends Stage.
"O momento atual dos brasileiros ainda é de muita desconfiança. A FURIA, que é o time bem mais preparado, vinha de vários resultados instáveis. Então, eles estarem fora do Legends também acabou não sendo uma grande surpresa", analisou ash.
O Major do Rio será o primeiro depois de sete anos que o Brasil não terá uma equipe começando a competição já na segunda fase. Questionado se o fato mostra um retrocesso do cenário, os especialistas afirmam que não. Na visão de Apoka, será uma involução se o país não alcançar os playoffs do Major.
Os cinco concordam que o Brasil estará bem representado no Major do Rio. Para mch, "falar o conceito do que é melhor ou pior é difícil, mas acho que os times brasileiros que, no momento mais representam o torcedor no CS, se classificaram sim. Uma espécie de SK completo mais o FURIA, que é o principal time do Brasil atualmente. Acho que estaremos bem representados".
E houve decepção brasileira no RMR? Na opinião de marcatto, "era esperado algumas equipes ficaram de fora". O narrador, contudo, afirmou ter sentido falta do Fluxo, pelo menos chegando no RMR: "Esperava um resultado bem mais positivo, mas era esperado também que alguém ficasse de fora. Talvez a galera esperava um MIBR no lugar da 9z".
A pergunta de "R$ 1 milhão" gira em torno das reais chances das equipes brasileiras no Major. Otimista, mch disse não ter "nenhuma dúvida que é totalmente possível" ver o trio no Legends. "O FURIA é favoritaço e tanto 00Nation, quanto Imperial tem ótimas chances também. Estou bem esperançoso", completou.
Sobre qual equipe brasileira terá a tarefa mais difícil na estreia do Major, marcatto e RauleS não titubearam em falar sobre a Imperial, mas usaram resultados surpreendentes que aconteceram recentemente na BLAST Premier Fall Showdown como base para falar de uma possível vitória por parte do time liderado por Gabriel "FalleN" Toledo.
"Deve ser um consenso: pegar uma Vitality é uma dor de cabeça. Vai ser complicado, mas vimos, inclusive, a Sharks jogando recentemente e surpreendendo a Complexity na BLAST. É aquela coisa, quando entra no servidor tudo pode acontecer, ainda mais com a torcida brasileira empurrando", analisou marcatto.
"Apesar de termos esse histórico negativo contra BIG, a equipe vai vir um pouco defasada. Ainda assim, a Vitality é tida como uma das grandes favoritas ao título. Não é uma equipe nada fácil de se enfrentar. Chegando aqui no Brasil a coisa muda um pouco, mas a própria Vitality perdeu para uma Astralis remendada na BLAST. Se até a vitality está perdendo, acho que nada é impossível".
Análise das partidas
Sobre BIG contra FURIA, ash vê "ambas as equipes em momentos parecidos, com um map pool bastante parecido e a possibilidade de uma Mirage aparecendo por ali. Eu colocaria a FURIA com um passo a frente da BIG para essa estreia, principalmente pela motivação de jogar no Brasil".
No duelo entre 00Nation e Bad News Eagles, mch também vê uma "partida bastante equilibrada, mas acho que tem favoritismo para a Zero Zero. Principalmente a galera ali mais experiente, quando chegar no Major vai ter vontade de representar um pouquinho mais e acho que vai dar Brasil".
Apoka classificou Imperial versus Vitality como "o jogo no coração". Para o ex-treinador, a Vitality "tem tido muitos problemas nos lados TRs, mas tem sido, talvez, o melhor time do mundo nos lados CTs. Torcer para um pistol, uns armados de quebra e sonhar, mas francamente o favoritismo é bem da Vitality, ainda mais por começar de CT".
Leia também

