Mente e tática: por trás da nova comissão técnica da Imperial
Os fãs mais atentos já perceberam que Santino "try" Rigal não foi o único reforço da Imperial nos últimos meses. A organização também investiu na expansão da staff para ajudar no desenvolvimento do trabalho do treinador Rafael "zakk" Fernandes
"O time decidiu ter uma comissão técnica porque o trabalho estava muito massivo só para mim", contou zakk em entrevista à Dust2 Brasil, durante a preparação da Imperial para o Perfect World Shanghai Major em Xangai, na China.
"Anti-strat, preparação de jogo, preparação de playbook, individual dos jogadores, coletivo, comunicação, são muitas funções para uma pessoa só, principalmente em campeonatos que você tem jogos seguidos e uma janela curta de tempo entre elas", explicou.
Com isso em mente, a Imperial se reforçou com três pessoas nos últimos meses: o diretor de performance Marcos Bernardo Moraes e os analistas Caio "zqk" Fonseca e Reinis "hyskeee" Grīnbergs.
Bernardo é conhecido da comunidade pelo período com a FURIA, por onde trabalhou por 4 anos, e auxilia a equipe em tarefas alheias ao aspecto tático desde julho.
"Bernardo foca bastante na performance e como podemos otimizar nossa tranquilidade e respiração pros campeonatos. Também ajuda na organização do nosso dia-a-dia", explicou zakk.
zqk, veterano do cenário e jogador da Imperial no CS:GO em duas oportunidades, e hyskeee, inicialmente contratado para ser treinador do time feminino, estão ajudando zakk desde meados de setembro.
Em contato com a reportagem, hyskee, que está com o time em Xangai e esteve também no bootcamp recente na Alemanha, disse que ele e zqk - que também virá à capital chinesa para o mundial -, tem como função principal preparar material sobre os adversários da Imperial.
"Estamos todos juntos dividindo as responsabilidades. Eu e o zqk somos mais responsáveis por preparar os jogos, fazer anti-strat, basicamente preparar para os adversários. zakk decide o que fazer com as coisas que mostramos a ele", disse.
"Eu e o zqk assistimos os treinos, anotando erros e dando dicas sobre o que mudar e o que melhorar. E o zakk tem a palavra final em tudo", explicou.
O analista disse que no começo a comissão tentou uma divisão CT-TR - como faz a FURIA, por exemplo -, mas preferiu trabalhar em conjunto.
"Se eu perder algo, ele vê e vice-versa. Acho que nossos reviews são maiores por causa disso, mas os caras estão gostando, os ajuda muito", disse.
De acordo com hyskee, a convivência tem sido harmoniosa até o momento e o trabalho tem sido bem aceito pelos jogadores.
"Sinto que eles ouvem, eu e o zqk fazemos muitas críticas de maneira positiva, para melhorar. Acredito que eles estão ouvindo e, pelo que eu falo com os jogadores, têm os ajudado muito. Acredito que sou bom em desenvolver talentos e ajudar jovens jogadores", ressaltou o letão, que quando jogador foi capitão de nomes como Mareks "YEKINDAR" Gaļinskis, Aurimas "Bymas" Pipiras e Helvijs "broky" Saukants.
Os treinadores, inclusive, não têm encontrado grandes discordâncias no trabalho.
"Na questão tática, eu, zqk e zakk temos uma maneira muito parecida de ver o CS, porque nós não tivemos uma discussão comigo falando uma coisa, o zakk falando outra e o zqk tem uma terceira opinião. Até agora não tivemos esse problema, talvez seja porque vemos o jogo de maneira muito semelhante", disse.
Com toda a comissão presente em Xangai, o time se prepara para o Perfect World Shanghai Major. O adversário deve ser definido ao fim do RMR B da Europa, o que dará ao time cinco dias de preparação. hyskeee afirma que o tempo é mais que o suficiente.
"Você pode fazer a preparação em duas horas se você realmente precisa. Depende de quão fundo você quer ir contra os caras. Ao mesmo tempo, você precisa entender que eles sabem que você vai se preparar, então você tem que se preparar e jogar seu próprio jogo. Você precisa estar atento às coisas. Vai ser tempo o suficiente para se preparar", finalizou.