Projeção da Arena Gamer, agendada para julho (Imagem: Divulgação/Prefeitura do RJ)

Prefeitura do Rio lança Arena Gamer e quer CTs de times na cidade

Espaço tem capacidade para 100 pessoas e estreia agendada para julho

A Prefeitura do Rio de Janeiro segue na missão de tornar a cidade referência nos esportes eletrônicos e deu mais um passo para atingir este objetivo. Nesta terça-feira, a Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, junto da Coordenação de Games e eSports, lançou a arena gamer pública e deu detalhes do local.

Nomeado de Arena Gamer, o local ficará dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão, no bairro de Engenho de Dentro. Ainda em junho de 2022, o então secretário municipal de Ciência e Tecnologia Willian Coelho já havia revelado o desejo da criação da arena.

Expectativas de como ficará a Arena Gamer (Foto: Divulgação/Prefeitura do RJ)

Quase um ano depois, a Arena Gamer começa a tomar forma. Ela será construída no local em que, atualmente, se encontra o Museu da Cidade Olímpica. A expectativa é que o espaço tenha capacidade para 100 pessoas, dois times de até cinco jogadores e esteja pronta no final de julho.

"A ideia é que a gente inaugure a Arena Gamer com algum campeonato. Estamos estudando, com a coordenadoria de Games e eSports da Prefeitura, equipes que possam vir fazer uma competição nesse ato de inauguração da arena", disse a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, em coletiva após anúncio da arena.

Embora a expectativa seja de ter um campeonato para inaugurar a Arena Gamer, o coordenador de Games e eSports, Chandy Teixeira, explicou que ainda não há nenhuma definição.

"Ainda está numa fase embrionária. Estamos desenvolvendo toda a estratégia dessa arena gamer. Tivemos hoje a presença da Garena, queremos ter outros esports como Counter-Strike, League of Legends. Estamos totalmente abertos para as empresas que queiram desenvolver seus projetos dentoro do local que estamos lançando hoje".

No CS:GO, o Rio de Janeiro foi sede do Major e da IEM Rio, eventos realizados em 2022 e 2023, respectivamente. Por mais que tenha a intenção de que a "arena se torne um local em que a comunidade gamer carioca possa utilizar para torneios locais e ser utilizada como centro de treinamentos de novas equipes de esports", como descrito em comunicado enviado à imprensa, a Arena Gamer é um passo inicial para trazer a sede de times de esports para o Rio.

"O Rio de Janeiro já larga na frente quando, nas palavras do prefeito, dizemos que o Rio é a cidade amiga do esporte eletrônico. Queremos trazer as equipes para cá, mas primeiro precisamos atrair os campeonatos. Para isso, precisamos ter aparelhos como a arena gamer que estamos lançando porque a partir do momento que teremos competições sediadas no Rio de Janeiro, as equipes também estarão aqui sediadas na cidade carioca", disse Chandy.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.