
1 dia para o IEM Rio Major: try e nqz disputam primeiro mundial
O IEM Rio Major vai ser especial para todos os jogadores, até para os experientes que estão acostumados a subir nos palcos dos mundiais como as estrelas Oleksandr "s1mple" Kostyliev e Finn "karrigan" Andersen. Imagine, então, para os mais novos que, no Rio de Janeiro, vão disputar seu primeiro Major.
Dos 120 jogadores inscritos pelos 24 equipes que vão atuar no IEM Rio Major, 22 vão jogar o primeiro mundial a partir do dia 31 de outubro. É o caso de dois jogadores que defendem 00Nation e 9z: Santino "try" Rigal e Lucas "nqz" Soares, respectivamente.
Pelé argentino
Jogador profissional desde 2019, try tentou ir ao seu primeiro Major em setembro de 2019, quando jogou o open qualifier da Tribo to Major com a 9z. A equipe perdeu para a W7M e foi eliminada.
O argentino disputou seu primeiro RMR com a 00Nation, na seletiva que classificava para o PGL Major Antwerp. Depois de passar pela etapa online, a Zero Zero venceu somente um jogo em quatro disputados e se despediu do campeonato.
A história começou parecida no RMR do IEM Rio Major, mas o final desta vez foi feliz. A 00Nation conquistou a vaga na etapa presencial sem grandes dificuldades e depois venceu três de quatro partidas para avançar ao mundial.
Agora com a vaga garantida no Major, try e companhia vão estrear contra a Bad News Eagles. O jogo será na próxima segunda-feira às 12h15.
Brasileirinho da 9z
nqz começou sua trajetória atrás da classificação ao Major em 2021, quando jogou os campeonatos do CBCS, que faziam parte do circuito do RMR, pela Detona. No entanto, a equipe foi desqualificada por conta do suposto VAC ban de Kaue "kauez" Kaschuk.
Já pela B4, o jogador disputou os dois open qualifiers que classificaram para o RMR Americas, mas não conseguiu avançar à seletiva presencial.
Com a 9z o jogador conseguiu passar da etapa online e se classificou ao RMR do IEM Rio Major. A equipe não teve dificuldades, terminou a seletiva 3-1 e cravou o acesso ao mundial.
O primeiro compromisso da 9z também será na próxima segunda-feira, porém um pouco antes do jogo da 00Nation: às 11h. O duelo será contra a GamerLegion.
Meninos bons e novos
Try e nqz estão entre os cinco jogadores mais novos que vão disputar o IEM Rio Major. O brasileiro é o terceiro mais novo, com 17 anos e 8 meses, atrás somente de Sodbayar "Techno4K" Munkhbold, da IHC, e Laurențiu "lauNX" Țârlea, da Sprout.
Já try é o quinto mais novo. Na sua frente está Ihor "w0nderful" Zhdanov, ucraniano que defende a Spirit. O argentino tem 18 anos e um mês de idade.