Arrependido, Prefeito do Rio diz que tentará realizar o Pan dos Esports em 2025
Em campanha para reeleição, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes se mostrou arrependido com o Panamerican Esports Games não acontecendo na Cidade Maravilhosa neste ano. À Dust2 Brasil, durante encontro com a comunidade gamer e de esports carioca, na quinta-feira, Paes garantiu que tentará trazer o evento para a cidade no próximo ano.
O Pan dos Esports estava previsto para acontecer no Parque Olímpico, em junho, mas foi cancelado e realizado online, com outro nome, por determinação da International Esports Federation (IESF). Um dos motivos para o cancelamento foi a Prefeitura ter negado patrocinar o evento em R$ 11 milhões.
Dizendo estar arrependido pela não realização do Pan dos Esports, neste o prefeito do Rio explicou porque negou o patrocínio: "Ignorância da minha parte mesmo. Era um evento muito caro e, por ignorância, eu não tinha as informações que me deixaram seguro para fazer todo o investimento".
O processo seletivo para a sede do Pan dos Esports 2025 será iniciado em breve, conforme informado à reportagem pela IESF, e, se depender do prefeito, o Rio de Janeiro estará na briga: "Vamos entrar pesado nisso, trazer para o Rio em 2025".
Mas, segundo Paes, o foco da Prefeitura não é apenas trazer eventos internacionais para o Rio de Janeiro. Como processa de campanha, afirmou que o munícipio incentivará também a realização de campeonatos nacionais no Rio de Janeiro, como a Copa Carioca, a primeira LAN de CS2 a acontecer na Arena Gamer pública da cidade.
Compromisso com o desenvolvimento de games e esports no Rio
No encontro com a comunidade, Paes também recebeu da Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS) uma carta enviada a todos candidatos à Prefeitura do Rio com pilares estratégicos para que a cidade desenvolva ainda mais os cenários gamer e dos esports.
Após ler os pilares apresentados na carta, o candidato a reeleição firmou compromisso e seguir os pontos: "Assumo o compromisso com a carta, pois vejo que temos uma oportunidade grande de avançar nesse setor. Não tenho dúvidas de que já estamos fazendo isso."
Os pilares da carta programa apresentados ao prefeito são: desenvolvimento econômico; trabalho, emprego e renda; educação; ciência, tecnologia e inovação; conscientização; saúde e esports.