cadiaN fala sobre jabbi e stavn pela primeira vez como jogador da Astralis
A contratação de Casper "cadiaN" Møller pela Astralis chocou a comunidade de Counter-Strike, e o novo capitão da equipe falou pela primeira vez sobre Jakob "jabbi" Nygaard e Martin "stavn" Lund. O IGL também falou que Nicolai "device" Reedtz é um dos poucos jogadores que o fariam abrir mão de jogar de AWP.
Em sua primeira entrevista como jogador da Astralis, cadiaN disse em uma transmissão no canal da organização na Twitch que conversou com jabbi e stavn, e que eles se beneficiam um aos outros quando jogam juntos.
"Um dos motivos pelos quais fiz essa mudança é que é a minha melhor chance de vencer. As pessoas no chat estão se perguntando sobre stavn e jabbi, mas se as pessoas acham que não conversamos sobre a situação, elas estão um pouco loucas. Sabemos o quanto nos beneficiamos um ao outro, ao estarmos em um time juntos, é por isso que queremos nos reunir novamente."
Em suas outras equipes cadiaN jogava como AWP IGL, mas na Astralis o jogador será apenas IGL e jogará de rifle. cadiaN deixou claro que não abriria mão da sua AWP para qualquer jogador, e que device é um dos poucos que o fariam fazer isso.
"Quando pegamos o Jabbi na HEROIC, também lancei a opção de pegar o device para os outros caras. Sempre tive a filosofia de que existem três ou quatro jogadores no mundo para quem eu daria minha AWP, alguém significativamente melhor do que eu", disse.
"No ano passado, eu estava em 18º lugar no mundo como um IGL que usa AWP, então teria que ser ZywOo, s1mple, m0NESY ou device, para eu abrir mão do papel. Tenho um respeito enorme por ele, e ele será minha mão direita com a cultura na equipe e mantendo os padrões", continuou.
cadiaN também afirmou que se juntou ao time para vencer, e que não vai ficar satisfeito com nada menos que isso: "Eu não estou aqui para ser medíocre. Não vou viajar 160 dias por ano para ser eliminado nas quartas de final de um torneio".
O primeiro compromisso de cadiaN com a camisa da Astralis será a BLAST Premier Fall Final. O jogador fará sua estreia contra Vitality na próxima quarta-feira às 12h.
Situação entre cadiaN, jabbi e stavn
Em outubro de 2023 a HEROIC moveu cadiaN para o banco de reservas. Pouco depois a organização anunciou que jabbi e stavn também foram colocados na reserva. De acordo com a HEROIC , a dupla procurou a direção no início de outubro, após a final da Pro League, para pedir a saída de cadiaN, capitão do time. Após tentativas de remediar a situação, a organização não conseguiu uma solução interna e teve de optar por ficar com cadiaN ou com o restante da equipe. Com a promessa de que jabbi e stavn renovariam seus contratos no caso da dispensa do capitão, a organização o colocou na reserva.
Ainda segundo a HEROIC, no mesmo dia em que apresentou o novo contrato a jabbi e stavn, os jogadores não assinaram e avisaram que tinham um acordo de transferência futura para a Astralis, mesmo que seus contratos ainda tivessem mais 10 meses de duração.
Já em dezembro, jabbi e stavn publicaram uma nota sobre a polemica. De forma cronológica, o texto diz que stavn conversou com a administração da HEROIC e cadiaN no dia 13 de setembro para falar do momento ruim da equipe, que vivia um momento de incerteza e resultados frustrantes nos últimos meses.
A dupla conta que sentia que o espírito do time tinha piorado e que a liderança do time fora do servidor tinha piorado, com cadiaN tendo mais responsabilidade. O texto diz que stavn aceitou dar um passo para trás para melhorar a situação.
Já no dia seguinte, a HEROIC informou a toda a lineup sobre a conversa e toda a lineup, exceto cadiaN, também demonstrou as mesmas insatisfações. Já em 18 de setembro, a organização marcou uma reunião e, nela, todos decidiram em conjunto tirar cadiaN e continuar com o time junto.
Enquanto a dupla pensava em seguir na HERIOC sem cadiaN, a organização estava considerando manter cadiaN e formar um novo time ao redor dele. Isso causou problemas de confiança entre os jogadores e a HEROIC.
Os jogadores negaram que haviam aceitado renovar seus contratos caso a HEROIC tirasse cadiaN do time, dizendo que não haviam chegado a um acordo com a organização.
De acordo com os jogadores, o começo das conversas entre a dupla e Astralis foi em 29 de setembro, com o time apresentando um novo projeto aos jogadores. Já no dia seguinte, os stavn e jabbi falaram à HEROIC que queriam seguir para a nova casa, pedindo colaboração na transferência para que ela fosse positiva para ambos os lados.