Criação das Olímpiadas dos Esports é aprovada
Anunciada no último dia 12, a Olímpiada dos Esports foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na 142ª sessão da entidade e que está antecedendo os Jogos Olímpicos de Paris. O evento olímpico dos esportes eletrônicos acontecerá a cada dois anos, a partir de 2025.
A aprovação das Olímpiadas dos Esports foi unânime, isto é, não contando com votos contras ou abstenções. O evento terá três tipos de modalidades: as físicas disputadas virtualmente, as de simuladores de esports e os próprios jogos que já possuem um competitivo. Os nomes desses games, contudo, não foram informados.
As Olímpiadas dos Esports foram propostas pelo próprio COI no mês passado. Já em julho o comitê informou que o evento acontecerá na Arábia Saudita após parceria firmada com o comitê olímpico saudita e com duração de 12 anos.
O Comitê se aproximou dos esports em 2021, com a criação de uma comissão para os esportes eletrônicos. Vincent Pereira, head de esports do COI, afirmou que jogos de FPS - como é o caso do Counter-Strike - nunca farão parte das Olimpíadas.
Em fevereiro deste ano, Bach contou em entrevista a uma agência de notícias chinesas que acredita que a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports possa vir a acontecer em 2025 ou, no mais tardar, em 2026.
Em junho do ano passado, o COI organizou a segunda edição do Olympic Esports Series. Sem CS, a competição teve torneios de jogos como Chess.com, Gran Turismo, TIc Tac Bow, zWIFT, Tennis Clash e mais. No último ano também foi realizada a Semana de Esports Olímpicos em Singapura.