Torcida na BLAST Premier World Final 2023

Seletivas de janeiro definem calendário internacional do 1° semestre

Sequência de qualificatórias é essencial para as equipes sul-americanas disputarem torneios tier-S na primeira metade do ano

2024 começou agitado no cenário de Counter-Strike. Já nos primeiros dias do ano, diversas seletivas acontecem na América do Sul, que serão essenciais para definir o calendário internacional das equipes no primeiro semestre.

As classificatórias tiveram início no dia 8 de janeiro, com o começo do circuito para o PGL CS2 Major Copenhagen. No entanto, ainda em janeiro e também no começo de fevereiro, as seletivas continuam.

O levantamento da Dust2 Brasil mostra que as seletivas que acontecem nos primeiros meses do ano vão dar vagas para torneios internacionais que acontecem entre março e maio.

Atualmente, a única seletiva que já está acontecendo é o open qualify da IEM Chengdu, que acaba nesta terça-feira. Já entre quarta e quinta-feira acontece o closed qualify, que leva um dos quatro times na disputa para o evento principal na China, entre 8 e 14 de março.

Logo após a definição do classificado para o torneio chinês, é vez do circuito do Major retornar. Depois dos dois opens, a seletiva chega à etapa fechada, que começa na sexta-feira e vai até domingo. 7 dos 16 times passam ao RMR, que só acontece entre 1° e 4 de março e leva 5 times da Americas para o PGL CS2 Major Copenhagen, que começa no dia 17 do mesmo mês.

Embora o foco principal dos times que passarem ao RMR vai ser o Major, as equipes também terão dois compromissos importantes no caminho. Logo após o fim do closed, já é vez de começar a seletiva da ESL Pro League S19, a partir da próxima segunda-feira. A qualificatória leva uma equipe diretamente para o torneio internacional, este que acontecerá entre 23 de abril e 12 de maio.

E não para por aí. Outra qualificatória que começa em janeiro é da BLAST Spring Showdown. Os opens qualifiers terão início no dia 25 de janeiro e vão até o dia 28. Dois times passam ao Ace South American Masters Spring, que será uma espécie de closed qualifier entre 1° e 4 de fevereiro e vai classificar um time para a BLAST Spring Showdown, realizada entre 6 e 10 de março.

Desconsiderando estes campeonatos acima, outros seis torneios tier-S acontecem no primeiro semestre. No entanto, quatro deles não têm seletiva para a América do Sul. Já a IEM Katowice está com a lista completa, com a FURIA levando a vaga sul-americana, enquanto a qualificatória da IEM Dallas acontece a partir da metade de fevereiro.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.