consss durante o Gamebox Festival 2023

Campeonato europeu desclassifica equipe por uso de cheat; time contesta

consss defende a The Prodigies, equipe de agência que gerencia ZywOo

European Pro League (EPL) Division 2 Season 14 é mais um campeonato neste início de temporada que desclassificou uma equipe participante pelo uso de cheat por parte dos jogadores. Revelada na segunda-feira, a punição foi aplicada à The Prodigies, time da agência que cuida da carreira de Mathieu "ZywOo" Herbaut. O time contestou a decisão.

No X (antigo Twitter), os responsáveis pela EPL afirmaram que o jogador pego utilizando cheat foi o estoniano Alvar "consss" Rämman. "A administração analisou as demos e também recebeu opiniões semelhantes da comunidade sobre o jogador 'cheatando'. Um vídeo será publicado posteriormente", escreveu o comitê organizador.

O CEO da agência Jérôme Coupez afirmou que a EPL está banido um jogador que participa da ESL Challenger League e de LANs com a The Prodigies sem provas. O executivo ainda reclamou que foi comunicado sobre a punição às 23h, quando dormia, e que os responsáveis pela EPL não deram prazo para uma resposta por parte da organização antes de anunciar a punição.

"Espero uma conversa adequada e provas sólidas para essas alegações. Nunca ouvi alguém insinuando que o conss poderia estar 'cheatando' ou qualquer tipo de suspeita antes de um vídeo publicado por um ex-jogador no YouTube, nesta manha", disse Coupez.

fnl, que faz parte da NAVI Junior, time de base da Natus Vincere, foi quem publicou o vídeo que mostra o suposto uso de cheat por parte de conss na rede social.

Com 24 anos, conss começou a competir em 2020, mas sem passagens por times de expressão. Junto a The Prodigies disputou ano passado a La Coupe, uma das últimas LANs francesas de 2023, e já nesta temporada jogou os dois primeiros open qualifiers para o Major de CS2.

Outros times banidos

Antes da European Pro League (EPL) Division 2 Season 14, o campeonato que desclassificou times nos quais jogadores foram pegos "cheatando" foram os open qualifiers europeus para o PGL CS2 Major Copenhagen.

O primeiro deles foi o Never More, no 1º open qualify e time responsável por ter eliminado a Movistar KOI, que acabou voltando para a seletiva. Também na seletiva inicial foi pego o EC Kostroma.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.