
showliana comenta mudança de vida e aposentadoria: "Quase um luto"
Juliana "showliana" Maransaldi decidiu encerrar sua carreira no Counter-Strike, que começou em 2007. Agora, a ex-jogadora assume a posição de embaixadora do MIBR, função que combina mais com seu estilo de vida atual.
"A minha vontade mesmo ainda era de jogar, porém estou com 32 anos e, no momento da minha vida e do cenário, (parar) era o que fazia mais sentido. Foi uma decisão um pouco dolorosa, mas agora estou vivendo e colhendo os frutos de tudo o que conquistei na minha carreira. Foi a melhor decisão. Não me enxergo mais como player. Se viesse uma proposta, 'ju, quer voltar a jogar?', acho que minha resposta seria não."
"Tive semanas de muita tristeza, quase um luto. Dá para ver como um término, foi a quebra de um ciclo muito grande. Então doeu por um tempo, até entender que não é porque estou deixando o competitivo que isso vai me incapacitar de viver coisas boas para frente. Eu estava tentando uma ideia de estar saindo por baixo, de estar vivendo de uma maneira desmoralizante."
"Precisei ter um diálogo interno para entender que isso eram coisas que só existiam na minha cabeça. E, se alguém achar isso, já é algo que não me importa mais. Consigo entender dentro de mim que a minha carreira foi muito legal. Só consigo olhar para trás e sentir orgulho", seguiu showliana.
Olhar para o futuro foi essencial para showliana tomar as decisões recentes da carreira. A ex-jogadora falou sobre como passou a ver a rotina de jogadora, principalmente para ela que sempre optou por se dedicar ao máximo.
"Nós vivemos num capitalismo, está todo mundo trabalhando, se ferrando, mas se vivermos só disso e não prestarmos atenção no que realmente importa, que na minha opinião são as conexões e trocas com as pessoas, para que estamos fazendo tudo isso? Que história vamos contar para nossos netos quando ficarmos mais velhos? Que trabalhamos a vida inteira?".
"Antes, não via como estar abdicando de coisas, mas hoje vejo que sim. Abri mão de muitas coisas e, no momento que estou consigo, consigo me dedicar a cuidar de mim mesma e mostrar para as pessoas esse processo. Nada me impede de vir aqui para o PC e jogar e fazer uma stream", seguiu.
Orgulhosa da sua carreira, showliana ainda tinha um desejo ante de se aposentar, mas entendeu que o que viveu no cenário profissional de CS já era o suficiente, embora ainda não tivesse alcançado seu sonho.
"Eu dizia que não ia parar até ganhar o mundial. Porém, parei para olhar e falei: 'tá tudo bem, estou satisfeita com o que fiz'. Minha carreira foi incrível e hoje consegui me livrar dessa vontade muito forte de ser jogadora profissional. Estou muito em paz com a decisão porque tentei."
"Jogava pug até 5 da manhã, era o que era o mais importante para mim. Sou muito intensa. Então, agora minha intensidade está em cuidar de mim enquanto cuido de mim, tenho espaço para fazer isso. Na época que jogava CS, era tão dedicada que não tinha espaço para outras coisas", acrescentou.
showliana agora consegue cuidar mais de si, porém também quer cuidar da sua comunidade. Com mais tempo disponível, a veterana quer ser uma influência positiva para quem a acompanha.
"Eu estava negligenciando a minha saúde mental e precisei começar a me cuidar para lembrar qual é a minha essência, as coisas que gosto, o que gosto de fazer, de falar, como quero ser lembrada, vista, a imagem que quero passar para os outros e até o efeito que quero causar nas pessoas que me seguem."
"É muito legal, às vezes, receber uma mensagem de alguém dizendo que estava com depressão e minhas lives ajudaram com que ela começasse a sair da cama. Só que como vou passar isso para uma pessoa se eu mesmo não estou bem?".
"Para ajudar alguém, ter um conteúdo leve e que realmente entretenha, preciso estar bem comigo mesmo. Era isso que estava faltando, não estava bem comigo. Por isso não queria aparecer, me mostrar, porque sentia que não tinha muita coisa boa para compartilhar. Não estava em um lugar bom mentalmente. Agora estou muito feliz e é por isso que consigo passar coisas boas para os outros", concluiu showliana.