Da Wild ao Major: os quatro anos de PKL na paiN
Após 14 anos competindo, sendo os últimos quatro vestindo a camisa da paiN, Vinícios "PKL" Coelho decidiu deixar a line titular para dar uma pausa no competitivo. Sob a liderança do veterano, a organização não só se tornou hegemônica no país por um período, como passou a ser protagonista na América do Norte e até disputar um Major.
Nesta reportagem, a Dust2 Brasil remonta a passagem de PKL pela paiN, contando os principais feitos do veterano com a equipe e números obtidos no período. Nos quase 1,5 mil dias junto ao time, foram mais de 80 campeonatos e seletivas, com 25 títulos, 658 mapas e 17.510 rounds jogados, segundo números da HLTV.org.
PKL ingressou na paiN em fevereiro de 2019, período em que a organização voltou a investir no CS:GO com a contratação dos ex-Team Wild após ficar dois anos fora da modalidade. À época, o time brigava pelo topo do cenário nacional. Com a ida do capitão para a reserva, Rodrigo "biguzera" Bittencourt passa a ser o único remanescente daquela line.
2019 foi a temporada mais vitoriosa de PKL com a paiN, com oito títulos conquistados, todos eles no cenário nacional. Destaque para a dobradinha na Gamers Club Masters, campeonato o qual já havia vencido em 2018 pela Wild. A única experiência internacional naquele ano foi a StarSeries & i-League Season 7, com queda ainda na primeira fase.
Títulos de PKL em 2019
-
Liga Pro de Maio
-
Aorus League Brazil Season 2
-
Aorus League Finals Season 2
-
Gamers Club Masters III
-
CLUTCH Season 1
-
Brasil Game Cup 2019
-
LA League Season 5
-
Gamers Club Masters IV
Com a hegemonia no Brasil estabelecida, o objetivo da paiN para 2020 foi alçar voos maiores no exterior. Para isso, a equipe mudou a base para a América do Norte em abril. Não foi uma temporada tão vitoriosa como a anterior, com cinco títulos, mas iniciou a consolidação do time na região. Prova disso é que, em 2021, PKL e os companheiros estiveram presentes em grandes competições, como o PGL Major Antwerp 2021.
A primeira conquista relevante de PKL pela paiN no exterior foi a da DreamHack Open em janeiro de 2021. No mesmo ano venceu também a Fragadelphia Invitational Fall 2021, enquanto na temporada passada cravou dois títulos "Tier-A": BLAST Premier American Showdown e a ESL Challenger Melbourne, este em cima da Imperial.
Ainda em 2022, jogador e time foram campeões da Ace North American Masters Spring, ESL Challenger League Season 41 e do CCT North America Series #2.
Principais números
Dos 658 mapas jogados pela paiN, em quatro PKL conseguiu ratings maiores que 2, todos eles em campeonatos no Brasil. O recorde na carreira é 2.37 contra INTZ Academy em uma Nuke em md3 válida pela Liga Pro de Março de 2019. Internacionalmente, não considerando seletivas, conseguiu 1.96 em uma Inferno contra ATK na final upper da Challenger League Season 41.
A LA League Season 5 foi a competição que PKL terminou com o maior rating, 1.61, enquanto o melhor desempenho fora do país aconteceu no título da WINNERS League FPL Cup 1, com 1.49
PKL pela paiN
-
Rating médio: 1.05
-
KAST: 70.9%
-
Impact rating: 1.04
-
ADR: 74.4
-
KPR: 0.65