tacitus com o Fluxo na RES Regional Champions

Tacitus projeta Fluxo no MRQ e aponta fator positivo para o time

Treinador também falou da importância da organização de se classificar ao Major

Presente em dois Majors durante sua carreira, Marcos "tacitus" Castilho visa participar de mais um mundial, o BLAST.tv Austin Major, que pode ser o seu primeiro no CS2. Agora, ele tenta ajudar o Fluxo a ir ao mundial via Major Regional Qualifiers (MRQ). O treinador falou sobre o fato da seletiva ser online e os adversários.

"Quando a gente tem um time com a média de idade que temos, só enxergo isso como coisa positiva. Temos jogadores que não têm muita volumagem em LAN, então o campeonato sendo online ele beneficia muito a gente. A galera pode jogar mais solta, mais suave, coquinha na mesa, então vai ser um fator positivo para nós", disse em entrevista à Dust2 Brasil.

A estreia do Fluxo será na terça-feira diante da BESTIA. Além das duas equipes, o grupo B conta com Legacy e RED Canids - equipe que o Fluxo não tem um retrospecto positivo no último ano.

"Nesse campeonato, os confrontos não pesam tanto. Esse torneio é uma entidade própria, todos os duelos estão zerados, a camisa não pesa, não pesa nada além do que vai acontecer dentro do servidor e quem vai lidar (melhor) com a pressão durante aquele momento. Então, pensando em retrospecto, estando favorecidos contra a BESTIA ou desfavorecidos com a Legacy, nada pesa, é o campeonato por si só."

"A expectativa está muito boa. Conversamos bastante sobre que tipo de campeonato vai ser, adversário que vamos estrear contra. Com o volume de treino que temos aqui no Brasil, conseguimos pegar e evoluir muitas coisas que não estavam engrenadas pro torneio. Creio que vamos chegar muito bem para esse duelo inicial", seguiu Tacitus.

Até o momento, o Fluxo ainda não conseguiu se classificar a um campeonato internacional via seletivas regionais. Tacitus fala que essas experiências foram importantes para analisar como os jogadores se comportavam em ambientes parecidos com o MRQ.

"Fiquei bem surpreso porque, apesar de serem muitos jovens, a ocasião não afetou a performance deles. (Foi) muito mais o time adversário tendo um pouquinho mais de rodagem, conseguia sentir melhor o jogo e, agora, conversando bastante com os meninos, eles estão começando a desmistificar um pouco o que é um jogo decisivo e o que não é. Nós tentamos dar essa liberdade para eles, tirar o peso da ocasião, para que eles joguem com leveza igual jogam no pug. Vai dar tudo certo."

E, para dar tudo certo, o Fluxo precisa ter um resultado diferente do que teve nas outras seletivas que a equipe disputou até o momento em 2025.

"Temos total consciência que deixamos a desejar nos qualifiers que deram vaga para fora do país. Nós, mais do que ninguém, nos cobramos e eu falo sempre pros meninos que cada campeonato é um aprendizado diferente.

Não dá para falar que evoluímos isso e que no próximo torneio vai dar certo. Às vezes, o próximo te oferece um aprendizado, mas foram tantos esse ano para que os meninos se sintam mais confiantes do que nunca para chegarem aqui e conquistarem essa vaga que a torcida e a gente quer", falou tacitus.

Caso o Fluxo conquiste a vaga no BLAST.tv Austin Major, a organização vai voltar a disputar um mundial chancelado pela Valve depois de dois anos. O clube participou do BLAST.tv Paris Major, em maio de 2023. Tacitus falou da importância de estar presente em um Major novamente.

"Para qualquer organização, qualquer Major é muito importante. É o mais importante do semestre para qualquer time por conta do prestígio que esse torneio tem. Representar o Brasil no Major é um orgulho que poucos jogadores sentem. Já tive a oportunidade no passado como assistente técnico, mas agora como coach seria a primeira vez."

"O Fluxo dá total respaldo para a gente, para não sentirmos pressão vindo da organização para essa classificação. O que sentimos é uma pressão nossa mesmo, para nos provarmos, de conquistarmos e nos orgulhamos daquilo que estamos construindo", finalizou tacitus.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.