apEX: "O Brasil me ama, dizem que sou o europeu mais brasileiro"
Uma das favoritas ao título do IEM Rio Major, a Vitality começou de baixo, sofreu, mas se classificou para o Legends Stage. Além da vaga, a equipe conseguiu também conquistar o coração da torcida brasileira - mesmo depois de ser o time mais hostilizado do primeiro dia por enfrentar a Imperial. Capitão da Vitality, Dan "apEX" Madesclaire se rendeu aos fãs.
"Sei que o Brasil me ama, eles dizem que sou o europeu mais brasileiro, porque eu mostro muitas emoções, acho que sou como vocês", afirmou o jogador em entrevista à Dust2 Brasil.
"É um prazer estar aqui e jogar na frente do público. A melhor experiência que eu já tive. Toda vez eu vou lá dar autógrafos para eles, porque eles merecem. Eles estão fazendo um show e é incrível estar aqui", completou.
O jogador, inclusive, revelou que ter jogado contra esses fãs foi mais divertido que jogar com eles torcendo pelo time europeu.
"Eu acho que sou um pouco louco, mas (prefiro jogar) contra a torcida. Eu não sei, me dá mais força, ser o time contra a torcida, não sei porque, mas me sinto melhor", disse.
Além disso, apEX falou sobre a pressão de jogar o Challengers Stage e mais. Confira:
apEX, vocês passaram, foi difícil para Vitality. Pode nos explicar por que é tão difícil de jogar nos Majors?
Porque a pressão está ali. É muita pressão para nós. Perder no Challengers Stage seria uma falha. Obviamente não queríamos isso, aí você joga com um pouco mais de pressão. Não é como nos playoffs, porque (se você está) lá você já fez um bom trabalho, não é fácil estar lá. Começamos muito mal em todos os jogos, atrás por 5-0, 7-1, foi muito difícil.
A Vitality era a favorita a fazer o 3-0, você acha que isso traz pressão extra ou atenção extra? Faz os times olharem mais para o que a Vitality está fazendo? O que é mais difícil?
Eu acho que não é pressão pelo 3-0, é pelo Challenger Stage por completo. Isso escalou de outra maneira. Não acho que tivemos pressão nos primeiros jogos, mas a partir do 1-2 ontem contra a Grayhound e hoje, que você sabe que é só mais um jogo (e você não passa). Contra a Gamerlegion nós não sentimos a pressão, mas no resto, sim, mais pressão. Éramos os favoritos a passar e isso nunca é fácil.
Quando vocês já jogaram cinco jogos, alguns mapas (diferentes), isso pode trazer algum tipo de tração para o time. Você acha que é melhor de jogar o Legends Stage agora que vocês estão acostumados com os computadores, a torcida, e tudo?
Pode ser uma vantagem, eu não sei. Eu acho que o mais importante é melhorar durante o campeonato, a cada jogo, e acho que fizemos. E não foi o suficiente. Ontem não foi, hoje não foi, se você quiser ir além, tem de fazer mais. Nós ganhamos, mas, por onde queremos passar, nós precisamos melhorar.
Depois dos times brasileiros, acho que a Vitality foi um dos favoritos do público, vocês estavam sempre hypados, gritando muito, especialmente você. Nós sabemos disso há anos, mais uma vez você está aqui em Brasil e o que você nos diz do público?
Sei que o Brasil me ama, eles dizem que sou o europeu mais brasileiro, porque eu mostro muitas emoções, acho que sou como vocês. É um prazer estar aqui e jogar na frente do público. A melhor experiência que eu já tive. Toda vez eu vou lá dar autógrafos para eles, porque eles merecem. Eles estão fazendo um show e é incrível estar aqui.
A plateia foi muito criativa com a Vitality, criando novas músicas, cantando para você rushar, gritar. Você pode sentir quando eles estão torcendo para você não para seu adversário?
Sim, porque nós jogamos contra a Imperial no primeiro jogo. Foi muito divertido, mesmo que os torcedores foram contra nós, o que é normal, foi muito divertido. Você sente que a torcida está com você porque, quando você ganha um round, a arena fica muito animada, e quando eles ganham não fica tão animada. É um prazer jogar aqui e eu espero que a torcida siga com a gente.
E o que te deixa mais animado, jogar contra ou a favor do público?
Eu acho que sou um pouco louco, mas acho que é contra a torcida. Eu não sei, me dá mais força, ser o time contra a torcida, não sei porque, mas me sinto melhor.
Eles cantaram algumas coisas para você. Você consegue entender alguns dos gritos e pode falar alguma das coisas que elas falaram?
Não. Contra a Imperial eu sei o que eles fizeram, era algo do tipo 'vai se foder apEx', mas está bem, não tem problema. Mas do resto, não tenho nenhuma ideia.