zAAz na IEM Katowice 2025

Jogadora da Imperial arrecada doações para vítimas de ataque no Líbano

Capital do país foi alvo de bombardeios de Israel

A jogadora da equipe feminina da Imperial Zainab "zAAz" Turkie está arrecadando doações para as vítimas do ataque de Israel em Beirute, capital do Líbano. A jogadora, de origem libanesa, disse que conhece famílias que perderam tudo e que está disponibilizando seu email para arrecadar dinheiro para ajudar essas pessoas.

"Muitas famílias no Líbano, que conheço pessoalmente, perderam suas casa e tudo que tinham. É uma situação de cortar o coração, e suas vidas foram viradas de ponta cabeça. Se você pode ajudar, não importa o valor, você pode fazer uma grande diferença para essas pessoas que estão sofrendo. Cada centavo ajuda e os dá esperança", escreveu.

Na última sexta-feira Beirute, foi alvo de ataques aéreos vindo de Israel. Um bairro povoado foi bombardeado, pelo menos uma pessoa morreu e outras oito ficaram feridas, de acordo com o Ministério da Saúde libanês. O ataque aconteceu pouco depois das Forças Armadas de Israel mandarem uma ordem de evacuação da área.

De acordo com o Departamento de Defesa de Israel, o ataque foi uma resposta à projéteis que supostamente foram disparados do Líbano em direção à Israel. "Esta manhã, projéteis foram disparados do Líbano em direção ao norte de Israel, representando uma ameaça direta aos civis israelenses. Este ataque constitui uma violação flagrante dos entendimentos entre Israel e o Líbano. O Estado do Líbano tem a responsabilidade de manter o acordo. Em resposta, a IDF atacou uma infraestrutura terrorista do Hezbollah usada para armazenar UAVs na área de Dahieh, um reduto terrorista chave do Hezbollah em Beirute. A organização terrorista Hezbollah sistematicamente incorpora sua infraestrutura terrorista entre a população civil libanesa, explorando-a como escudos humanos."

Já o Hezbollah, que foi acusada por Israel de ter feito os primeiros ataques, negou qualquer envolvimento, e afirmou o compromisso com o cessar-fogo que foi acordado entre as duas partes em novembro de 2024. “Tais eventos surgem como parte da fabricação de pretextos suspeitos para prosseguir com a agressão ao Líbano”, disse o responsável por Relações com a Mídia do Hezbollah.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.