
Time chinês toma W.O. para aumentar chances de ir ao Major; entenda
Um caso curioso aconteceu em terras orientais neste sábado. A Lynn Vision, atual terceira melhor equipe chinesa do Valve Regional Standings (VRS), tomou um W.O. proposital no confronto diante da Rare Atom, líder do recorte, pelo qualificatório fechado da PGL Astana. O motivo? O time quer aumentar as suas chances de ir BLAST.tv Austin Major.
Isso se dá por conta do sistema usado pelo Major Regional Qualifier (MRQ) asiático. Há quatro vagas para o Stage 1 do Major no MRQ, mas ele é subdividido em três sub-regiões (China, Ásia Ocidental e Mongólia, Oceania e Sudeste Asiático), o que impede uma distribuição direta. É aí que começa o problema.
De acordo com o Major Supplemental Rulebook, a vaga sobressalente fica com a região que tiver o time melhor ranqueado entre aqueles que disputam as qualificatórias. Como a TheMongolz, líder do VRS asiático, tem vaga direta no Major e não joga o MRQ, é a região do segundo lugar na lista quem ficará com a vaga extra. Graças a Rare Atom - já que a Liquid vai se classificar via Américas -, esse lugar hoje é da China.
E foi por isso que a Lynn Vision decidiu dar os pontos para a adversária. Com a vitória, a Rare Atom aumenta sua margem em relação a FlyQuest (Oceania e Sudoeste Asiático) e ATOX (Ásia Ocidental e Mongólia) e deixa a situação da China um pouco mais tranquila.
A Lynn Vision é beneficiada diretamente pela movimentação, já que é terceira colocada no recorte chinês do VRS e está na zona de classificação para o MRQ Asia. No dia 7 de abril, as quatro melhores equipes de cada sub-região recebem o convite para, entre os dias 15 e 17, disputarem entre si uma (ou duas) vagas no BLAST.tv Austin Major. As seletivas da Ásia Ocidental e Mongólia e Oceania e Sudoeste Asiático acontecem na mesma data.
Com a "entregada", a Lynn Vision não foi desclassificada do closed da PGL Astana e ainda pode reencontrar os rivais numa possível final. Para isso, tem de vencer a DogEvil às 2h deste domingo. Em caso de triunfo, o time pode repetir a dose do W.O., mesmo que isso signifique abrir mão da chance de disputar a PGL Astana.
Antes de dar o W.O., a Lynn Vision fez uma postagem levantando o assunto e pedindo a opinião da comunidade.
O movimento não garante que a China terminará com o lugar extra, já que times da Mongólia ainda vão jogar a MESA PRo Series Spring, um evento presencial com premiação de US$ 10 mil (R$ 57 mil) e que renderá pontos ao VRS. A competição acontece entre os dias 1 e 3 de abril.
Leia também

