floppy critica CS2, mas garante: "Ainda é melhor que VALORANT"
Ricky "floppy" Kemery, da Complexity, ganhou as manchetes em novembro quando a Valve fez mudanças no sistema de interpolação do Counter-Strike 2. Na época, o jogador revelou ter enviado um email para a desenvolvedora relatando as diferenças de jogar online e na LAN, foi apontado como um dos pivôs da atualização e elogiado pela postura - contrária a de outros profissionais, que rnormalmente eclamam sem apontar os problemas. Nada disso, porém, adiantou muito.
"Honestamente, (o email) foi meio que última esperança. Eles não respondem a nada que eu falo. Eu também estou tweetando. Eu já enviei email, segui todos os desenvolvedores da Valve no Twitter, mando DM para a conta do CS e, cara, eu não tenho resposta", disse o jogador em entrevista à Dust2 Brasil.
"A única resposta que eu tenho é quando eles atualizam algo. Nenhuma palavra dos desenvolvedores. É desapontante, porque sinto que o jogo ainda está em beta, porque tem horas que você não pode nem dar pézinho para o seu companheiro, e o jogo está aí desde setembro. É ridículo chegar a esse ponto. É burrice, é muito idiota para mim", criticou o jogador.
Nem mesmo os diversos problemas no atual estado do jogo, porém, fazem com que floppy tenha saudades de 2021, quando deixou o então CS:GO para competir pela Cloud9 no VALORANT.
"CS ainda é melhor que VAL. O VALORANT não é meu tipo de jogo, o estilo dele (não é pra mim). A minha maior reclamação (no VALORANT) é com o peekers advantage, que é o que estamos vendo nesse jogo agora", completou.
Floppy também falou sobre a vitória na estreia da IEM Katowice, a pressão de ser parte do único time não europeu na disputa e mais. Confira a entrevista completa:
A Apeks vinha quente, vindo dos play-ins e jogando muitos mapas, mas vocês conseguiram vencê-los. Fale um pouco sobre esse jogo.
Depois de assistir a Apeks jogando ontem contra a BIG, um jogador que me chamou a atenção foi o nawwk. Ele os salvou a série inteira contra a BIG e nos fez enfrentá-los. Eu queria enfrentar a BIG, eles são meus irmãos, gangue do passaporte alemão. Mas eles jogaram muito bem e nós jogamos melhor que eles hoje. E eles também são bons na Overpass, que não víamos há dois meses por eles, por conta de mudanças de time e coisas assim. Foi um jogo bom.
**O que você acha que foi a diferença da Vertigo para a Overpass? **
Eu acho que nos preparamos melhor para a Vertigo, estávamos mais focados no primeiro do que no segundo mapa. Nós meio que sofremos em uns quatro rounds, eles capitalizaram em cima da gente jogando mal. Eles também se preparam melhor para nos enfrentar (na Overpass) do que nós com eles, então isso ajudou.
Hoje tiveram que parar o nawwk, amanhã vocês tem que parar o donk. Como fazer isso?
Vai ser divertido. Eu não quero ser donkado, então temos que fazer algo sobre isso.
Você está confiante que a Complexity pode vencer mais uma vez?
Eu acho que vai ser um jogo difícil, eles são um time muito bom, então temos que dar o máximo contra eles amanhã.
A Complexity é o único time não europeu no campeonato. Vocês tiveram que passar um tempo na América do Norte jogando o qualify do RMR, não tiveram o mesmo tanto de tempo que os outros times tiveram para se preparar na Europa. Você acha que isso vai fazer uma grande diferença? Além disso, você se sente pressionado por representar o resto do mundo aqui?
Pessoalmente, em termos de treinos nos Estados Unidos e jogando lá, a pior parte é a semana de jet lag que você tem vindo do NA para o EU toda vez. Tivemos a BLAST antes da IEM Katowice, então estamos aqui há cerca de duas semanas e, durante esse período, estávamos ajustando o jet lag e tentando treinar o máximo que podíamos. Ir de um campeonato para outro é um pouco difícil nesse sentido.
Sobre ser o único time norte-americano, não é algo que me pressiona, mas eu quero fazer com que (o resultado) seja o melhor possível. Vamos continuar tentando nosso melhor.
A Complexity tem conseguido fazer bem esse balanço entre tempo com a família nos Estados Unidos e treinamentos na Europa?
Essa é a parte mais difícil de representar o NA, não estar em casa nunca com exceção da pausa de campeonatos. Eu vejo minha família por seis semanas ao longo do ano e estou num hotel por 240 dias do último ano. E se não estou num hotel, estou num aeroporto, ou fazendo bootcamp. É difícil, mas é algo que temos que lidar sendo um time do NA. É o que é.
**A Complexity teve seu pico durante a IEM Sydney, quase ficando com o título. Desde então vocês estão com altos e baixos, como o time está se sentindo para esse campeonato? **
Acho que podemos ser, só precisamos mostrar. É simples assim. Nós não estamos jogando o nosso máximo, especialmente (na ESL Challenger) Atlanta. Foi um evento ruim para nós. Sei que podemos jogar bem melhor do que mostramos nesses eventos, e podemos fazer isso aqui em Katowice.
Você tem sido um dos jogadores mais ativos em dar feedback para a Valve. Eles ouviram algumas coisas que você disse. Por que você faz assim e não fica só chorando no Twitter igual os outros?
Honestamente, é algo meio que última esperança. Eles não respondem a nada que eu falo. Eu também estou tweetando. Eu já enviei email, segui todos os desenvolvedores da Valve no Twitter, mando DM para a conta do CS e, cara, eu não tenho resposta. A única resposta que eu tenho é quando eles atualizam algo. Nenhuma palavra dos desenvolvedores. É desapontante, porque sinto que o jogo ainda está em beta, porque tem horas que você não pode nem dar pézinho para o seu companheiro, e o jogo está aí desde setembro. É ridículo chegar a esse ponto. É burrice, é muito idiota para mim.
Você viveu uma situação semelhante quando foi jogar VALORANT. Mas você acha que a maneira que eles ligam para o jogo é muito diferente da Valve? O CS2 está pior que o do VALORANT?
CS ainda é melhor que VAL. O VALORANT não é meu tipo de jogo, o estilo dele (não é pra mim). A minha maior reclamação é com o peekers advantage, que é o que estamos vendo nesse jogo agora. É idiota, é conhecido, e tem vários motivos porque (é idiota), mas, não sei, é o que é.