fnx, da Imperial, durante a IEM Dallas

Organizadora investiga reset em jogo da Imperial e acredita em erro mecânico

Relog Media disse que trabalhos não foram concluídos, mas considera duas hipóteses

A Relog Media, responsável pela organização da Roobet Cup, se pronunciou sobre o reset inesperado que aconteceu durante o jogo entre Imperial e MOUZ na última quinta-feira, que terminou em derrota para os brasileiros. A organizadora afirmou que ainda não concluiu as investigações sobre o assunto, mas acredita na possibilidade de erro mecânico sem descartar a chance de falha humana.

Em comunicado enviado à Dust2 Brasil, a Relog afirmou que, recentemente, tem encontrado muitos problemas nas estruturas que cercam uma partida profissional - servidores, plugins e o próprio CS:GO -, que apareceram após o último patch, e que "após uma investigação muito intensa e profunda" acredita que o problema tenha sido mecânico no eBot, um plugin conhecido e muito utilizado em campeonatos profissionais, responsável por auxiliar na gestão da partida e captar estatísticas.

Além disso, a organizadora afirmou que o jogo que acontecia paralelamente, FURIA e 9z, passou por uma restauração de rodada "com apenas alguns segundos de intervalo" e que isso pode ter gerado um bug no servidor do jogo da Imperial.

"Naquele momento, o provedor (do servidor) e o CS:GO Coordinator (ferramenta da Steam) estavam tendo sérios problemas e acreditamos que isso poderia ter causado essa confusão em primeiro lugar", disse o comunicado.

Apesar de acreditar no problema mecânico, a Relog também trabalha com a possibilidade de falha humana. A empresa disse que conversou com os administradores responsáveis pela partida e eles alegaram inocência.

"Esses caras trabalharam conosco no passado sem nenhum incidente, ambos são bem estabelecidos e respeitados e, independentemente de não serem oficialmente parte da Relog Media, acreditamos que eles não tiveram más intenções. Também não encontramos nenhuma evidência em nenhum log até agora que nos diga que houve alguma ação errada por parte dos administradores", disse a nota.

A Relog reforçou que seguirá investigando o caso e, caso localize novas evidências, voltará a se comunicar com o público. Nem MOUZ nem Imperial se manifestaram publicamente sobre o assunto até o momento.

A Roobet Cup continua neste sábado, com a Imperial jogando a vida na competição. A equipe brasileira enfrenta a Eternal Fire às 14h e precisa vencer para seguir com chances de se classificar. No mesmo horário, a FURIA encara a Outsiders e também luta pela permanência.

Eternal Fire
2 - 1
Imperial
Todos mapas
Eternal Fire K - D +/- ADR KAST Rating 2.0
Ismailcan 'XANTARES' Dörtkardeş 73 - 70 +3 87.7 68.0% 1.12
Özgür 'woxic' Eker 69 - 62 +7 71.3 68.0% 1.10
Ömer 'imoRR' Karataş 63 - 75 -12 74.3 69.0% 0.99
Buğra 'Calyx' Arkın 64 - 66 -2 67.9 63.0% 0.96
Yasin 'xfl0ud' Koç 58 - 71 -13 62.2 68.0% 0.83
Imperial K - D +/- ADR KAST Rating 2.0
Brasil Fernando 'fer' Alvarenga 81 - 61 +20 90.9 71.0% 1.23
Brasil Gabriel 'FalleN' Toledo 72 - 62 +10 74.4 74.0% 1.16
Brasil Vinicius 'VINI' Figueiredo 68 - 68 +0 71.6 74.0% 1.05
Brasil Ricardo 'boltz' Prass 62 - 70 -8 73.5 68.0% 0.96
Brasil Lincoln 'fnx' Lau 58 - 67 -9 68.2 71.0% 0.93

Confira o comunicado da Relog Media na íntegra:

Antes de mais nada, gostaríamos de pedir desculpas mais uma vez a Imperial e a MOUZ, seus fãs e nossos seguidores.

Estamos de coração partido com o que aconteceu na partida entre Imperial x MOUZ e, antes de prosseguirmos, gostaríamos de esclarecer que não houve más intenções ou ações maliciosas direcionadas a qualquer uma das equipes e isso inclui Imperial e MOUZ.

Nos últimos dias, com o último patch, houve uma quantidade anormal de problemas com provedores de servidores, hospedagens, CS:GO Coordinator e o próprio CS:GO. Tudo o que foi dito acima está fora do nosso controle, mas, no entanto, fizemos o nosso melhor para ficar acima disso, mas infelizmente tivemos um incidente que ainda não temos certeza de como exatamente aconteceu.

Após uma investigação muito intensa e profunda descobrimos que poderia ter sido um erro mecânico dentro do próprio eBot. Como alguns de vocês devem ter notado anteriormente, tivemos uma restauração de rodada com apenas alguns segundos de intervalo na segunda partida jogada simultaneamente. Naquele momento, o provedor e o coordenador do CS:GO estavam tendo sérios problemas e acreditamos que isso poderia ter causado essa confusão em primeiro lugar.

Com tudo o que foi dito acima, também não podemos excluir com certeza absoluta o erro humano. Tivemos conversas sérias com os administradores da partida que estavam trabalhando nos próprios servidores, ambos alegaram inocência e estamos inclinados a acreditar neles. Esses caras trabalharam conosco no passado sem nenhum incidente, ambos são bem estabelecidos e respeitados e, independentemente de não serem oficialmente parte da Relog Media, acreditamos que eles não tiveram más intenções. Também não encontramos nenhuma evidência em nenhum log até agora que nos diga que houve alguma ação errada por parte dos administradores. Mais uma vez, com tudo isso dito, não podemos excluir com certeza um erro humano, mas não encontramos evidências válidas para apoiá-lo nem qualquer razão para que eles façam qualquer má ação. Afinal, é bem conhecido quem estava no jogo em si, por que eles arruinariam intencionalmente suas carreiras?

Ainda não abandonamos esse tópico e ainda estamos em constante conversa com o provedor do servidor para entender completamente o que aconteceu. Se e quando descobrirmos com certeza o que aconteceu, divulgaremos a informação publicamente.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.