Sessão da Comissão do Esporte que aprovou a criação da nova subcomissão especial de esports (Foto: Reprodução/YouTube)

Deputados aprovam criação de nova subcomissão para discutir os esports

Proposta é de autoria de deputado líder de Frente Parlamentar que completou um ano sem realizações

A Câmara dos Deputados terá uma nova subcomissão especial para discutir o desenvolvimento dos esportes eletrônicos no Brasil. A criação do novo grupo de trabalho foi aprovada pelos parlamentares, nesta quarta-feira, durante reunião da Comissão do Esporte.

Líder da Frente Parlamentar em prol dos Jogos Eletrônicos e Games (FPGames) que completou um ano, em 2025, sem realizações, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL/RO) foi o autor do requerimento. Nele, afirmou que o objetivo da subcomissão é discutir e promover ações legislativas, políticas públicas e programas governamentais e não governamentais relacionados à regulamentação dos esports.

Em fala sobre o requerimento para a criação da nova subcomissão dos esports, Chrisóstomo destacou aos demais parlamentar o fato de já estar inserido no setor por ser presidente da FPGames: "Precisamos, por meio da subcomissão, buscar melhorias, orientar melhor as pessoas que praticam os esports e não termos pessoas e instituições que se voltam contra. O esport veio para ficar entre nós."

Com a aprovação, agora serão escolhidos os 14 deputados que vão compor a subcomissão sendo sete titulares e outros sete suplentes. A duração será de 240 dias.

O Parlamento brasileiro já contou com uma subcomissão especial focada nos esportes eletrônicos em 2024. No relatório final, o grupo destacou a necessidade de uma regulamentação flexível e atualizada. Também foram apresentadas recomendações legislativas, incluindo a proposta de definição legal do esporte eletrônico na Lei Geral do Esporte.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.