Tela de Staehr no duelo entre FlyQuest e Astralis pela IEM Katowice

Veja impacto das mudanças na M4A4, FAMAS e MP9 no competitivo

Mudanças nas armas não alteram o meta, e M4A1-S segue dominante

As mudanças realizadas pela Valve em algumas armas, no fim de janeiro, a fim de equilibrar a utilização das mesmas no CS2, até o momento, não surtiram o efeito esperado. Levantamento da Dust2 Brasil mostra que, apesar das alterações, o meta do competitivo segue praticamente inalterado.

A atualização fez com que a M4A4 custasse o mesmo que M4A1-S, enquanto a FAMAS recebeu um buff de precisão e passou a custar $1.950. Além disso, a MP9 perdeu precisão ao agachar. No entanto, os dados mostram que o uso da FAMAS e da MP9 se manteve praticamente igual ao período anterior à atualização.

A M4A1-S continua sendo a principal escolha dos CT, com um uso médio de 61,2% após a atualização, enquanto a M4A4, mesmo com o mesmo preço da "irmã", teve aumento na utilização de 17,9%, crescimento modesto em relação aos números anteriores.

No caso da FAMAS, apesar da redução de preço e do buff de precisão, o uso médio da arma ficou em 7,9%, pouco diferente dos 8,1% registrados antes da atualização. Isso sugere que a arma ainda não é vista como uma escolha competitiva viável para a maioria dos times.

Comparação da utilização das armas alteradas antes e depois da atualização

Já a MP9, mesmo com o nerf na precisão ao agachar, segue presente no meta com uma média de uso de 13,1%, uma leve queda em relação aos 15,2% registrados antes da atualização.

Curiosamente, a MAC-10, que não sofreu alterações diretas, teve uma queda no seu uso. Antes da atualização, a submetralhadora registrava uma média de 19% de presença, mas caiu para 13,7% após as mudanças, sugerindo que os jogadores podem estar priorizando outras opções para os rounds econômicos.

Os dados analisados sugerem que, até o momento, as alterações não foram suficientes para alterar significativamente o meta competitivo. Resta saber se, com o tempo, as equipes se adaptarão e passarão a experimentar novas opções ou se a Valve precisará realizar novos ajustes para impactar de fato a dinâmica do jogo.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.