urban0 é um dos jogadores canhotos que usa o mouse na mão esquerda

Canhotos no CS: jogador e especialista falam sobre configuração "invertida"

urban0, da Case, e fisioterapeuta comentaram dificuldades e diferenças para canhotos e destros no jogo

A configuração padrão entre os jogadores do Counter-Strike é a mão esquerda no WASD no teclado, enquanto a mão direita controla o mouse. No entanto, aos canhotos a situação pode ser diferente.

Para as pessoas que têm a mão esquerda como a mão dominante, existem duas possibilidades: manter o mouse na mão direita, seguindo com a configuração padrão, ou invertendo para jogar com o mouse na mão esquerda e guiar o mouse pelas setinhas no teclado.

Özgür "woxic" Eker é um dos jogadores canhotos que competem em alto nível internacional. O turco da Eternal Fire, que se classificou aos playoffs da IEM Katowice, usa o mouse na mão esquerda e se movimenta pela setinha.

woxic jogando com a mão esquerda no mouse na ESL Pro League S20

A situação é a mesma com Lucas "urban0" Urbano. O canhoto de 20 anos, que está no banco de reservas da Case, falou com a Dust2 Brasil sobre a adaptação para jogar de maneira invertida.

"Desde o primeiro dia que mexi em um computador, já estava usando o mouse na mão esquerda. Então quando comecei jogar CS, comecei com o mouse na esquerda pelo costume, e nunca tentei mudar."

"Eu acho muito difícil, pra quem é canhoto, usar o mouse na direita. É tipo tentar escrever com a mão direita. Claro que seria possível, mas tudo vai sair meio torto, você vai clicar onde não devia e fazer movimentos que não são naturais", disse urban0.

urban0, canhoto que também joga com o mouse na esquerda

Embora já esteja bem acostumado com a configuração, urban0 conta que ainda tem dificuldades por jogar com o teclado na mão direita.

"Não sinto queda de desempenho, mas foi um pouco difícil adaptar todas as teclas para bombas, trocar de arma e coisas do tipo. Foi um bom tempo até encontrar um jeito que ficasse bom. Também sinto falta de usar um teclado menor pra ter mais conforto. Preciso usar os teclados 100% pois preciso das setinhas para usar como W A S D e o teclado numérico para binds como o "E" que eu uso no "0" e "+jump" que uso no "1"", explicou.

Especialista comenta lateralidade

Cristiani Junqueira, fisioterapeuta, mestre em Ciências do Esporte e doutoranda em Neurociências, também conversou com a Dust2 Brasil e explicou como funciona a relação do movimento do corpo com o cérebro.

"Nosso cérebro é dividido em dois lados (ou hemisférios), e cada um controla o lado oposto do corpo. O lado esquerdo do cérebro comanda o lado direito do corpo e está mais ligado à habilidades como raciocínio lógico, análise e controle motor. Já o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e está mais associado à criatividade, percepção espacial e emoções. Esses dois lados se comunicam através do corpo caloso, uma espécie de ponte que liga os hemisférios."

"A preferência manual tem a ver com a tendência natural de usar mais uma das mãos, seja de forma consciente ou não. Já a dominância lateral é o quanto um do lado do corpo é mais especializado em certas atividades. Algumas pessoas têm uma mão tão dominante que simplesmente não conseguem fazer o mesmo movimento com a outra. O treinamento e a adaptação às atividades do dia a dia podem ajudar a fortalecer o uso de uma mão em determinada função", explicou Junqueira.

A fisioterapeuta explica que a agilidade nas mãos pode variar entre canhotos e destros, mas algumas práticas como treino, hábito e genética também influenciam nessa questão.

"A mão dominante é mais rápido e precisa porque é mais treinada, apresentando melhor coordenação motora e agilidade devido ao uso mais frequente no dia a dia. Os canhotos tendem a usar mais a mão direita (não dominante) do que os destros usam a esquerda, o que pode dar-lhes uma vantagem em habilidades bimanuais."

"Independentemente da lateralidade, treino e prática podem melhorar a agilidade em ambas as mãos. Há diferenças naturais, mas a agilidade pode ser treinada e desenvolvida em canhotos como em destros", esclareceu.

Junqueira conta que jogadores canhotos frequentemente relatam dificuldades para se adaptar ao "mundo destro", o que pode prejudicar o conforto e a jogabilidade. Porém, os níveis das adversidades variam de pessoa para pessoa.

"Como no CS2 quem tem mais coordenação e precisão se dá melhor, fica óbvio como a lateralidade faz diferença nos games e, principalmente, vê-se o quanto os gamers tendem a desenvolver mais habilidades relacionadas à lateralidade, finalizou a fisioterapeuta.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.