nak deixa comando do MIBR: "Estaremos muito bem servidos com o bit"
O MIBR foi uma das poucas equipes que não mexeram no plantel para 2025. Mas não quer dizer que a equipe se apresentará sem novidades. O time terá um novo coach. Ou melhor, um velho conhecido coach: Bruno "bit" Lima, que reassume a posição no lugar de Renato "nak" Nakano.
"O bit volta a assumir a função de head coach neste início de ano. Vou acompanhar o time do jeito que sempre fiz, remotamente na maioria dos campeonatos e viajando para os principais", afirmou nak em entrevista à Dust2 Brasil.
nak deu a deixa de que não seguiria comandando o MIBR no fim do ano, em entrevista na stream de Alexandre "Gaules" Borba, após a eliminação no Perfect World Shanghai Major 2024. "A nossa primeira conversa era para ficar até o fim desse ano", disse na época.
O mesmo discurso foi usado pelo agora ex-coach do MIBR na conversa com a reportagem: "Mas é uma mudança que muitos já esperavam, né? Desde que assumi a função de coach, foi provisório."
O motivo da decisão
Segundo nak, o que ajudou a recuar em comandar o time foi o calendário de 2025. "Está muito internacional e estamos bem posicionados, fazendo com que joguemos muito mais campeonatos. Então, a questão do calendário ajudou (na minha decisão) já que, quando me tornei o coach, estava certo que seria até o Major de Xangai e que depois reestruturaríamos", explicou.
Nova função e investimento na comissão técnica
nak não soube explicar qual é ao certo a nova função na comissão técnica. À priori, voltará a ser o treinador assistente, mas pendendo um pouco também para analista porque, desta vez, o time não um nome para a posição.
"Antes tínhamos o Tacitus como analista. Mas como ele não está mais com o time, tem esse espaço em branco e estou muito mais por dentro da equipe do que antes. Então, sinto que consigo suprir a função", destacou.
Porém, nak deixou claro que o MIBR investirá na comissão técnica, buscando um novo profissional para fazer parte do tio. A dúvida é se a organização contratará um analista de fato ou então treinador de performance.
"Vamos estudar as opções que temos e reestruturar. Por enquanto, faço parte da comissão junto com o bit e vamos construir o melhor modelo. Todas as possibilidades estão sendo pensadas. Talvez (contratar) outro perfil de profissional cujo ainda não trabalhamos. Um perfil diferente do meu ou do bit, ou então um cara mais focado em performance" detalhou.
De volta às lives
Deixando de ser o coach do MIBR, nak conseguirá voltar a se dedicar as lives, que fez bastante em 2022, quando já fazia parte da comissão técnica da equipe. "Terei que tomar um lado e me dedicar 100% à isso", disse na época.
"Vou voltar a fazer algo que amo, as lives, e ficar perto do público. É um pouco difícil para mim esse lado competitivo, mas estaremos muito bem servidos com o bit. O nosso time está bem encaixado e acredito que, mesmo de longe, consigo dar o suporte necessário", finalizou.
O primeiro compromisso do MIBR com bit novamente como coach será a BLAST Bounty. Sem nak, a equipe está viajando nesta quarta-feira para Inglaterra, de onde disputará o campeonato a partir de 14 de janeiro.