Relembre as 5 melhores campanhas do Brasil em 2024
As equipes brasileiras terminaram 2024 dando esperança que o próximo ano pode ser ainda mais próspero. Assistimos nesta temporada dois títulos internacionais, o MIBR nas semifinais da ESL Pro League e times, por pouco, não chegando nos playoffs dos Majors.
Para que todos possam relembrar o 2024 das equipes, a Dust2 Brasil elencou cinco fatos marcantes do cenário neste ano. Veja abaixo.
Título inédito para o Brasil
O Global Esports Tour (GET) Rio foi um dos campeonatos internacionais realizados no Brasil, neste ano. E nele, enfim, chegou ao fim o jejum do país, com a paiN conquistando a primeira LAN do tipo para o cenário nacional.
Antes do GET Rio, outras seis LANs internacionais aconteceram no Brasil. Times do país bateram na trave em duas delas: SK na ESL Pro League Season 4 e FURIA na DreamHack Rio 2019.
Relembre LANs internacionais que aconteceram no Brasil
-
IEM Rio 24 - NAVI campeã
-
GET Rio 24 - paiN campeã
-
IEM Rio 23 - Vitality campeã
-
IEM Rio Major 22 - Outsiders campeã
-
DH Rio 19 - AVANGAR campeã
-
BLAST Pro Series 19 - Astralis campeã
-
ESL One BH 18 - FaZe campeã
-
ESL Pro League S4 - Cloud9 campeã
Bicampeonato brasileiro na Austrália
O segundo título brasileiro no ano aconteceu também no primeiro semestre. Quem levantou o troféu desta vez foi o MIBR, campeão da ESL Challenger Melbourne em cima da Aurora.
Trata-se do bicampeonato brasileiro na LAN que acontece na Austrália. O título anterior veio nas mãos da paiN, em 2022.
A comemorada semifinal da EPL
O título na Austrália foi importante para o MIBR porque a conquista colocou a equipe na ESL Pro League Season 20, campeonato no qual o time surpreendeu a todos chegando na grande final. Foi o último torneio de Breno "brnz4n" Poletto na line.
Neste campeonato a equipe derrotou gigantes do cenário, como a Spirit, ainda na fase de grupos, e HEROIC, pela oitavas de final. O MIBR foi parado pela outra sensação no campeonato, Eternal Fire, que acabou amargando o vice-campeonato para a Natus Vincere (NAVI).
Duplo-triplo em Majors
O Brasil não fez feio nos dois Majors deste ano. Tanto no PGL CS2 Major Copenhagen, quanto no Perfect World Shanghai Major o país teve três representantes e, por pouco, teve um desses times chegando nos playoffs, terminando assim no sonhado top 8.
No primeiro Major do CS2 quem ficou no quase foi a paiN. A equipe chegou na última md3 valendo vaga para os playoffs, mas acabou perdendo para a NAVI.
Já no mundial que aconteceu na China, FURIA e MIBR ficaram 2-3 no Elimination Stage. Os Panteras perderam a vaga para a FaZe, enquanto o Made in Brazil teve três chances de chegar Legends Stage. As derrotas foram para Vitality, Liquid e MOUZ.
Top 4 no Brasil
Falando em FURIA, a equipe também fez bonito na IEM Rio. Assim como em 2022, o time também foi semifinalista da edição deste ano. Os Panterars pararam na MOUZ, que acabou amargando o vice para a NAVI.
A equipe apresentou um bonito CS, principalmente na fase de grupos, dominando a chave na qual começou vencendo os gigantes FaZe, MOUZ e NAVI.