ESL Pro League repetirá sistema de seeding do Major de 2019
A ESL Pro League terá grandes mudanças em 2025 e, acompanhando estas novidades, a organizadora do campeonato anunciou que o torneio passará a utilizar o sistema de seeding do Major de 2019. Agora, os times vão ranquear os próprios adversários.
Conforme divulgou a ESL nesta terça-feira, os 16 times da primeira e depois os 16 da segunda etapa vão ranquear seus adversários. Assim, a organizadora vai definir os seedings dos times, que receberão um rating na ESL Pro League.
Com este rating, a ESL definirá os jogos da primeira rodada dos campeonatos. A partir da rodada de abertura, os ratings das equipes serão baseados nos resultados dos confrontos já realizados na Pro League.
A partir de 2025, a ESL Pro League terá duas etapas iniciais com 16 times cada, em formato suíço e partidas MD3. As 6 melhores equipes da segunda fase vão para os playoffs, que começarão nas quartas de final.
A primeira ESL Pro League com estas mudanças será a 21ª edição, agendada para começar em 25 de fevereiro e seguir até 16 de março. A segunda e última temporada do torneio no próximo ano será entre 23 de setembro e 12 de outubro.
Finalistas da ESL Challenger League S48 sul-americana, paiN e MIBR estão confirmadas para jogarem a primeira etapa da EPL S21. M80, NRG, FlyQuest, Sangal, Nemiga, Mindfreak e Housebets também estão garantidos, enquanto sete vagas seguem em disputa.
Conforme explicou a ESL, esse sistema de seeding foi utilizado pela primeira vez na IEM Chicago 2018 e também implementado no IEM Katowice Major 2019. O mundial também teve duas fases suíças antes dos playoffs.