TeSeS se desculpa por usar Snap Tap: "Vergonhoso e amador da minha parte"
Depois da HEROIC ser punida pela ESL pelo uso do Snap Tap, René "TeSeS" Madsen admitiu que foi ele que usou a função e pediu desculpas. "Vergonhoso e amador da minha parte", disse o jogador em suas redes sociais.
"Vergonhoso e amador da minha parte... Desliguei (o Snap Tap) muito tempo atrás quando foi banido pela Valve. Não percebi que estava ligado durante o jogo e obviamente não fiz por querer. Desapontei os rapazes e estou devastado. Desculpa", disse TeSeS via X (antigo Twitter).
O caso aconteceu nesta terça-feira na partida entre HEROIC e NIP. A HEROIC venceu o primeiro mapa por 13-10, mas o uso do Snap Tap foi detectado e então a equipe foi punida com a perda do mapa. A HEROIC chegou a vencer o segundo mapa, o que seria suficiente para vencer a série caso não tivesse a punição de perda do primeiro mapa. A NIP então venceu o terceiro mapa do confronto e saiu vitoriosa da série.
A punição foi feita pela ESL, que proibiu o uso da função dos teclados Razer no dia 29 de agosto. Na ocasião a organizadora ainda afirmou que a ESL Pro League S20 seria o primeiro campeonato em que a proibição entraria em vigor.
O Snap Tap
O modo Snap Top, disponível para os teclados Huntsman V3 Pro, funciona de modo que, ao pressionar duas teclas de direção em sequência, o aperto no segundo botão é registrado prioritariamente, interrompendo a ação do botão anterior. Num strafe, por exemplo, o jogador tem uma mudança de direção instantânea, eliminando o delay.
A função vendo causou grandes polemicas dentro do cenário competitivo de CS2. Jogadores como Robin "ropz" Kool e Michael "Grim" Wince afirmaram que essa função não deveria poder ser usada em campeonatos, pois da uma vantagem ao jogador e de acordo com o Grim é "definição literal de cheat".
A função dos teclados Razer foi proibida pela Valve, BLAST e ESL.