Tela do CS na IEM Cologne 2022

Paciente joga CS com chip cerebral da Neuralink

Empresa mostrou vídeo do paciente no FPS da Valve com o chip

Segundo paciente da Neuralink a ser implantado com um chip cerebral da startup de Elon Musk, Alex conseguiu jogar CS:GO com a mente. A informação foi divulgada no blog da empresa na última quarta-feira.

Como disse a Neuralink, Alex demorou cerca de 5 minutos para controlar o cursor com sua mente depois de conectar o link com o computador. Ele é o segundo paciente a ter o chip implementado, porém o primeiro a jogar CS:GO.

O blog da Neuralink conta que Alex, que é tetraplégico, gosta de jogar FPS. Ele costumava jogar usando o Quadstick, aparelho que ele controlava com a boca, porém ele sentia limitação de mover e mirar ao mesmo tempo já que é somente um controle.

Agora com o chip da Neuralink, Alex consegue combinar o Quadstick com o controle mental para se mover e mirar simultaneamente. O paciente falou da experiência no CS:GO, embora a empresa tenha dito no blog que Alex jogou CS2.

"Simplesmente sair correndo é ótimo porque posso olhar para os lados sem precisar mover o Quadstick para esquerda ou direito. Eu posso pensar onde olhar e simplesmente vai. É insano", disse Alex.

A Neuralink também disponibilizou um vídeo de Alex no CS2, onde o paciente está em um jogo na Dust2 contra bots. É possível ver Alex se movimentando, pulando e até conseguindo kills.

Noland Arbaugh foi o primeiro paciente a ter o dispositivo da Neuralink implantado e também conseguiu jogar videogames com o chip. O blog da empresa mostrou que Noland jogou títulos como Mario Kart e Xadrez.

Ambos pacientes são tetraplégicos. A Neuralink diz que o estudo de Alex mostra significantes avanços rumo a prover uma interface de alta performance que vai melhorar o controle de dispositivos digitais para que pessoas tetraplégicas consigam recuperar sua autonomia.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.