
Jogador é banido por "toda vida" após ser pego com cheat
Pego trapaceando durante o CCT Europe Series 7, no ano passado, Joel Holmlund recebeu banimento eterno da Comissão de Integridade nos Esports (ESIC) não só pelo episódio, mas também por tentativa de chantagear a entidade e por se tratar de infração reincidente.
Em comunicado nesta quinta-feira, a ESIC disse que Joel usou um cheat de hardware premium durante o CCT, sendo pego pelo anti-cheat do campeonato. A infração foi confirmada posteriormente por análise forense. "A presença dos arquivos executáveis e de configuração indicava intenção deliberada de trapacear em competição", afirmou a Comissão.
A ESIC disse ainda que o sueco admitiu ter usado cheat e chegou a pedir para entidade adiar o anúncio da punição para que ele pudesse fazer transição de carreira. Contudo, posteriormente, a postura de Joel mudou, e o jogador passou a chantagear a Comissão com falsas acusações.
Logo após ser flagrado trapaceando, Joel foi afastado pela equipe que vinha defendendo, a BC.Game. Ele segue na reserva da organização. O caso, inclusive, fez a Valve mexer no regulamento oficial de campeonatos.
Quanto as infrações passadas, a primeira ocorreu em 2023, quando Joel foi suspenso provisoriamente pela ESIC por, supostamente, ter apostando em partidas que jogou, incluindo duas contra o próprio time. A Comissão, contudo, concluiu que não existiam evidências conclusivas quanto manipulação de resultado.
A entidade recomendou que as organizadoras de campeonatos, e até mesmo a Valve, reconheçam o banimento aplicado em Joel.
Leia também

