
1º Major do Brasil completa 9 anos; relembre campanha
Há 9 anos, o Brasil conquistava o seu primeiro Major ao vencer o MLG Columbus no dia 3 de abril de 2016, com a Luminosity Gaming sendo a campeã do torneio. Quase uma década depois, a Dust2 Brasil relembra a campanha vitoriosa.
A Luminosity chegou no Major ainda sem ter vencido um grande campeonato internacional, porém estava começando a se mostrar um time competitivo. No torneio, a equipe perdeu somente um mapa entre os oito disputados para levar o troféu.
Antes do Major
Os brasileiros foram contratados pela Luminosity em julho de 2015 e estrearam pela nova casa já em um Major em agosto, a ESL One Cologne. Na ocasião, a equipe caiu nas quartas de final para a Fnatic.
A Luminosity seguiu disputando torneios na América do Norte no período entre os Majors de 2015. No segundo mundial do ano, a PGL Cluj-Napoca, os brasileiros repetiram a campanha, novamente parando nas quartas, desta vez diante da NAVI.
Ainda em 2015, a melhor campanha da LG foi na FACEIT League 2015 Stage 3, na qual os brasileiros foram vices com uma nova derrota para a Fnatic. Mesmo sem um título até então, a LG estava passando a ser um nome frequente nos torneios tier-S e tier-A da época.
O 2016 da Luminosity começou com o título brasileiro ao vencer a MAX5 Invitational, em janeiro. Depois, Lincoln "fnx" Lau e companhia caíram na semifinal da StarLadder i-League Starseries XIV, além de amargar o vice-campeonato na DreamHack Open Leipzig e IEM Katowice, com derrotas para NAVI e Fnatic respectivamente.

Título na hora certa
Foi então, depois de dois vices seguidos, que a LG encontrou o rumo para o título logo em um Major. A equipe brasileira estava no grupo A e venceu a mouz e a NIP para passar invicta pela primeira fase do torneio.
Nas quartas de final, a Luminosity venceu a lendária Virtus.pro de virada para avançar às semis - etapa na qual Marcelo "coldzera" David foi o grande destaque principalmente pela jogada de AWP no tapete do bomb B da Mirage. Com duas viradas históricas nos mapas, a LG derrotou a Liquid por 2 a 0.
A decisão foi contra a algoz recente da LG, a NAVI, que havia eliminado os brasileiros de quatro torneios anteriores. Na Mirage, o mapa foi decidido nos detalhes, com um 19-17 para a LG. Já na Overpass, atropelo brasileiro para fechar o Major: 16-2.

Grandes jogadas da LG no MLG Columbus Major
coldzera com o 4k histórico
TACO fecha a final
Com o título do MLG Columbus, a Luminosity faturou US$ 500 mil (cerca de R$ 1,7 milhão) com a cotação da época.
Leia também

