ROMANTICOS acusam ATECUBANOS de cheat, e Liga CS abre investigação
Após o time ATECUBANOS ser denunciado por suposto uso de cheat no grupo de WhatsApp do campeonato, a Liga CS emitiu um comunicado no X (antigo Twitter) avisando que abriu investigação, junto da FACEIT, para analisar quaisquer problemas ou situações questionáveis no torneio.
O comitê organizador garantiu que o anticheat da FACEIT está em pleno funcionamento e repudiou de forma veemente qualquer tipo de comportamento antiesportivo. "Estamos firmemente comprometidos em manter a integridade e o espírito esportivo em todas as nossas competições", escreveu no comunicado.
A Dust2 Brasil teve acesso a denúncia feita contra ATECUBANOS no grupo criado pela organização da LIGA CS para se comunicar com os times participantes.
A denúncia partiu do capitão da ROMANTICOS, "Lukita_fps". Na mensagem, o IGL disse que a ATECUBANOS está "claramente trapaceando" e que a adversária "xitou" tanto no qualify, como na LIGA CS em si.
"Os caras não são nem level 10. O coach deles tem 8 horas jogadas no mês, e eles simplesmente adivinham tudo dentro do jogo. Só pixel exato, as melhores apostas e também só entram pixel exato", escreveu
Na opinião de Lukita, ATECUBANOS não seria capaz de vencer a Hype e a Nigéria96, equipe esta que estava na Série A da Games Club no último mês: "Estão deixando os caras estragarem um campeonato que tinha tudo para ser top com as participações das melhores organizações. Espero que se posicionem a respeito porque, até a FACEIT banir após a denúncia, pode ser tarde demais para o campeonato".
ATECUBANOS acabou sendo eliminada após a denúncia. O time estava nas quartas de final da tabela superior, caindo para a repescagem após derrota por 13-8 da 9z Academy na Anubis. Já na lower o time tomou de 13-3 para o Sport, no mesmo mapa.
A primeira edição da LIGA CS está caminhando para o fim. Oito equipes seguem na briga pelo título. Pela tabela superior, 9z Academy, Dusty Roots, ODDIK Academy e Sensei estão nas semifinais. Ainda vivas na lower estão Corinthians, Sport, paiN Academy e Sharks Youngsters.