Retrospectiva 2023: relembre o ano da paiN
O 2023 da paiN foi marcado principalmente por muita mudanças no elenco. Houve muita expectativa na equipe que começou o ano e disputou o Major de Paris, porém sem muitos resultados na Europa, apenas títulos no Brasil.
A Dust2 Brasil separou cinco momentos que marcaram o ano da equipe para relembrar como foi o 2023 da paiN no Counter-Strike.
Saída do PKL e volta do NEKIZ
O primeiro grande torneio disputado pela paiN em 2023 foi a IEM Katowice, porém o resultado da equipe no campeonato não foi o melhor. A equipe perdeu o primeiro jogo para ENCE por 7-16. Depois a paiN enfrentou a IHC, e apesar de uma série disputada perdeu por 2 a 0.
Depois de uma eliminação precoce na IEM Katowice, a paiN surpreendeu a todos com uma mudança na escalação. O então capitão e um dos pilares da equipe, Vinicios "PKL" Coelho pediu para ir ao banco de reservas por conta de problemas pessoais.
Para seu lugar, a organização apostará num velho conhecido: Gabriel "NEKIZ" Schenato. O jogador estava fora do time titular da paiN desde julho do ano passado, quando foi colocado no banco de reservas após a entrada de Felipe "skullz" Medeiros e Romeu "zevy" Rocco.
Major com expectativa alta e resultados ruins
A jornada da paiN no Major começou no RMR. A equipe venceu a Paquetá, Complexity e Fluxo, se classificando para o mundial. A única derrota veio para a FURIA no jogo para decidir qual time iria direto para o Legends Stage.
No Major de Paris a paiN começou disputando o Challengers Stage. O primeiro jogo foi empolgante, a equipe venceu o Fluxo por 16-2. Em seguida a equipe brasileir enfrentou a FaZe em um mapa disputado, mas saiu com a derrota por 11-16.
Depois a equipe enfrentou a Complexity, e venceu sem muitos problemas por 16-4. No jogo valendo a classificação, a paiN perdeu por 2 a 1 para Apeks. Os brasileiros ainda tiveram mais uma chance de se classificar, mas perderam para a Monte por 2 a 1, sendo eliminados do último Major de CS:GO ainda no Challangers Stage.
Reformulação da equipe
Após o Major a paiN passou por uma reformulação na equipe. No final de junho NEKIZ foi movido de volta para o banco de reserva, assim como Wesley "hardzao" Lopes. Pouco depois a passagem de Romeu "zevy" Rocco pela paiN também chegou ao fim, e o jogador se juntou ao Fluxo.
A paiN então promoveu Cássio "cass1n" Santos, do time academy da organização, ao elenco principal. Lucas "lux" Meneghini, que estava no banco do Fluxo, também foi contratado pela organização.
A última contratação da paiN foi Kaue "kauez" Kaschuk, jogador que estava na FURIA Academy.
Vice do CCT 2023 Online Finals 4
Após as mudanças no elenco, a paiN teve um bom momento na Europa. A equipe estava disputando o CCT Online Finals 4. Os brasileiros começaram muito bom, vencendo a Aurora, SINNERS e Anonymo. Na final upper o time perdeu para a Preasy e caiu para lower.
Na lower bracket, a paiN enfrentou a BIG, e venceu por 2 a 0, chegando a grande final. Na final a equipe brasiliera perdeu novamente para a Preasy e ficou com o vice campeonato.
Mais mudanças no elenco
Em novembro mais mudanças vieram para a paiN. Felipe "skullz" Medeiros deixou a organização brasileira e se juntou a Liquid, e em seu lugar foi contratado Vinicius "n1ssim" Pereira, que estava no banco da Sharks.
O jovem cass1in também foi movido ao banco de reservas, e em seu lugar a paiN trouxe Lucas "nqz" Soares, que estava na Legacy.