Trio da FURIA no palco da BetBoom Dacha

FURIA deve ser única brasileira na IEM Katowice

Com corte de convidados se aproximando, MIBR praticamente não tem chances de se classificar

Depois de ter três representantes na IEM Katowice em 2023, o Brasil deve ter somente a FURIA na briga pelo título do campeonato no próximo ano. A expectativa é que o time capitaneado por Andrei "arT" Piovezan seja o único brasileiro a se classificar para a próxima edição do tradicional torneio na Polônia.

Os convites devem ser fechados em breve. A próxima atualização relevante do ranking da ESL, que define a maioria dos classificados, acontece na segunda-feira, após o fim de competições como a BLAST Premier World Final e a ESL Challenger Atlanta. Depois disso, não há campeonatos que vão render muitos pontos.

Com 408 pontos, a FURIA está na 11ª colocação do ranking e em 1º no recorte sul-americano. De acordo com o livro de regras da ESL Pro Tour, os convites de recortes regionais são distribuídos antes dos globais, sendo assim, a FURIA ficará com a vaga destinada à América do Sul no play-in da competição.

Com 148 pontos, o MIBR é o 2º sul-americano (21º no geral) mais bem colocado da lista, e vai bater na trave por uma das 13 vagas destinadas ao recorte global, perdendo a última vaga para a Ninjas in Pyjamas, que tem 73 pontos a mais até o momento. Já de férias e sem nenhum campeonato para jogar, os brasileiros precisariam que ao menos um time melhor posicionado na lista realizasse múltiplas mudanças no elenco, acarretando na perda de pontos.

Confira os times parcialmente classificados:

Times da fase de grupos
Vitality
Complexity
ENCE
Monte
NAVI

Como deve se classificar
WR #1
WR #2
WR #3
WR #4
WR #5

Times do Play-in
Cloud9
Virtus.pro
GamerLegion
M80
FURIA
Lynn Vision
Rooster
BIG
Astralis
Eternal Fire
BetBoom Team
Spirit
Heroic
Apeks
NiP

Como deve se classificar
EU #1
EU #2
EU #3
NA #1
SA #1
AS #1
OC #1
WR #6
WR #7
WR #8
WR #9
WR #10
WR #11
WR #12
WR #13

Atualmente, só quatro times já estão confirmados na IEM Katowice. G2, MOUZ e FaZe, que venceram a IEM Cologne, ESL Pro League S18 e IEM Sydney, respectivamente, conquistaram as vagas na fase de grupos. Já a PALOMA, que ganhou a ESL Mistrzostwa Polski, está classificada para a fase de entrada.

Entre novembro e dezembro, o MIBR perdeu na semifinal de três campeonatos presenciais na Europa. As campanhas nestes torneios somaram um total de 107,2 pontos, um número considerado pequeno. Isso se dá porque essas competições não são bem avaliadas de acordo com os critérios - muito criticados -, do ranking da ESL. No mesmo período, por exemplo, a M80, que vai avançar pela vaga norte-americana, jogou duas competições online nos Estados Unidos e somou 143 pontos.

Sem a vaga na Polônia, o MIBR deve concentrar suas forças na seletiva fechada do RMR americano do PGL Major Copenhagen. Líder sul-americano da lista, o time já está praticamente garantido na competição, segunda etapa rumo ao primeiro mundial de CS2.

A IEM Katowice acontece entre os dias 31 de janeiro e 11 de fevereiro na Polônia. A competição, disputada na Spodek Arena, tem premiação de US$ 1 milhão (R$ 4,97 milhões).

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.