COI planeja criação de Olimpíadas de Esports
O Comitê Olímpico Internacional (COI) estuda a criação de uma Olimpíada de Esports. A novidade foi revelada neste sábado por Thomas Bach, presidente do COI, na abertura da 141° Sessão do comitê.
Durante seu discurso, Thomas Bach disse: "Eu pedi que a nossa nova comissão (do COI) de Esports estude a criação da Olímpiada de jogos de Esports".
Em março deste ano, o presidente do Comitê Olímpico Brasil (COB), Paulo Wanderley, disse que não vê necessidade dos esports estarem nas Olimpíadas. Já Vincent Pereira, head de esports do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou em junho que os jogos de FPS nunca vão fazer parte das Olimpíadas.
"Para nós existe uma limitação clara de que o FPS nunca será integrado às nossas competições. Podemos entender que a percepção pode ser diferente, mas não podemos ter esses jogos promovendo os valores olímpicos", afirmou Pereira, à agência AFP.
Em junho, o COI organizou um evento olímpico de esports, o Olympic Esports Series. Sem CS, a competição teve torneios de jogos como Chess.com, Gran Turismo, TIc Tac Bow, zWIFT, Tennis Clash e mais. Esta foi a segunda edição do torneio, que havia sido realizada pela primeira vez em 2021, com a Olympic Virtual Series.
A próxima Olimpíadas será realizada em Paris, capital da França. A cidade vai receber os jogos entre os dias 24 de julho e 11 de agosto.