VAC Live bane jogador durante partida de CS2
O Counter-Strike 2 contará com um novo sistema anti-cheat, o VAC Live, que terá a capacidade de encerrar uma partida caso encontre um cheater atuando. E não é que a novidade realmente funciona. Recentemente, um jogo no "novo CS" foi encerrado após o VAC não só encontrar o cheater, como também bani-lo. O registro foi feito por "Diogo D" e já viralizou no Twitter.
No vídeo publicado na rede social é possível observar que, no 13º round do half inicial, enquanto os TR tentavam plantar a C4 no bomb A, o jogador de nick "ImmortaL" foi pego pelo VAC Live, que o baniu instantaneamente e, em seguida, no chat da partida informou: "Player 'ImmortaL' saiu da partida (VAC baniu de um servidor seguro".
O round até continuou após o banimento, mas, assim que o último TR vivo foi eliminado, a partida foi encerrada e, novamente via chat, o VAC Live informou que o sistema "detectou um cheater e encerrou a partida". Além disso, o anti-cheat garantiu que "a partida encerrada não afetará o 'skill group'" e que nenhum dos TR iriam receber experiência de progresso porque o "cheater" foi encontrado no grupo.
Ao final da partida, bem no centro da tela, outro aviso que, por conta da partida ter sido encerrada, ela não afetará o "skill group". Por incrível que pareça, Immortal estava com KD de 4-12 e 43 de ADR, sendo o jogador que vinha tendo mais assistências do time.
O VAC Live foi descoberto em março, logo após o CS2 ser anunciado e ter o teste beta lançado pela Valve. O data miner conhecido como Aquarius descobriu o novo sistema vasculhando os arquivos da versão que sucedará o CS:GO.
A mecânica de encerrar a partida assim que bane o cheat é uma mecânica que não existe no Global Offensive. O sistema é bastante parecido com o "concorrente" Vanguard, do VALORANT. Oficialmente, a desenvolvedora do Counter-Strike não chegou a explicar o funcionamento do VAC Live.