saadzin vê potencial para W7M Academy ser a Gambit Youngsters brasileira
Existe uma máxima no Counter-Strike brasileiro que fala que o país terá, em toda a temporada, um "time sensação". Neste início de 2023 o espaço vem sendo ocupado pelo Os Carecas, ou melhor, a W7M Academy, uma das líderes da Liga GG.BET, mas também atual campeã da Série A e, recentemente, algoz de gigantes no caminho ao closed qualify da ESL Challenger Katowice.
O gradativo sucesso da W7M Academy não é o primeiro de um time de base. No Brasil e, principalmente, no exterior, a comunidade já presenciou Academies obtendo resultados notáveis, como a Gambit Youngsters, responsável por colocar a organização russa no topo mundial com títulos e uma semifinal de Major. E, não só por conta das boas campanhas recentes, mas também diante a constante evolução, Guilherme "saadzin" Pacheco vê potencial para a equipe repetir o sucesso da antiga line de Vladislav "nafany" Gorshkov.
Em entrevista à Dust2 Brasil, o integrante da W7M Academy acha legal a comparação entre as equipes brasileira e russa, que partiu da torcida, "porque, na época, a Gambit não tinha uma line principal e a Youngsters chegou no top 4 do Major batendo todo mundo, sendo que vieram da base". E, tanto na opinião do jogador, quanto na do companheiro Vitor "stormzin" Ferreira não é demérito carregar alcunha "Academy" no nome mesmo que a W7M não tenha uma line principal.
Segundo stormzin, a ideia de Os Carecas jogar como W7M Academy foi do antigo treinador Ramon "RMN" Toledo, que já tinha contrato com a organização antes mesmo da line ser contratada. "Ele tinha duas opções: montar uma line principal ou uma Academy. Ele optou por ser Academy para termos menos pressão e trabalhar mais a longo prazo", explicou.
Assertivo, saadzin garante que o time não se importa em ser Academy: "Quando recebemos a proposta da W7M, nós aceitamos como Academy e tivemos resultados muito bons. Acreditamos que, se continuarmos tendo resultados promissores, podemos, um dia, nos tornar a line principal, mas nunca buscando pedir para a organização, e sim que a promoção venha por mérito. Sabemos que, se continuarmos ganhando jogos difíceis contra times melhores, poderemos, sim, nos tornar a W7M principal no futuro".
Surgimento d'Os Carecas
Também no folclore do CS nacional estão os times com nomes engraçados. Mas, diferente dos demais, Os Carecas conquistaram o próprio espaço pelos bons resultados. Sobre a inusitada alcunha, stormzin explicou que a equipe herdou o nome do antigo time de outros dois integrantes, do qual também participou um jogador careca.
"O atual projeto começou a se formar no fim de 2022, em dezembro, quando tive a ideia, junto com o jz, de achar mais três jogadores para disputarmos a Série B, com o intuito de subir para a Série A. Jogávamos a rankeds legends da Gamers Club e lá conseguimos encontrar algumas das peças que faltavam, no caso fokiu e zede. Em relação ao saad, o jz já o conhecia porque jogaram juntos em um time que também se chamava Os Carecas", afirmou.
Questionados sobre o que levou o time a assinar com a W7M, saadzin também apontou a importância de RMN para tal, mas revelou que integrantes da equipe chegaram a ter propostas individuais. "Tínhamos propostas que não eram para o time inteiro. O jz e eu recebemos propostas individuais, mas não queríamos desfazer a line porque estávamos tendo resultados muito bons. Nisso, apareceu a W7M querendo a line completa. Então, era o que queríamos, ficar juntos. Fomos direto, fechamos com eles", afirmou.
O caminho do sucesso
Ainda como Os Carecas, saad, stormzin e os companheiros chamaram a atenção pela primeira vez com o título invicto da edição de dezembro da Série B, disputada no início deste ano. Na sequência, o time emplacou dois vices na Série A até vencer a edição de abril da liga da Gamers Club.
stormzin não se mostra surpreso com o bom desempenho do time porque, segundo o próprio, "sempre tive expectativas muito altas desde que a equipe foi criada porque sempre achei os jogadores bons e com funções que se encaixavam. Tanto é que, na Série B que subimos, realmente achava que subiríamos desde o início, e acabou que conseguimos o título sem perder um mapa. Isso já foi um sinal que começamos bem".
Disputar a Série A pela primeira vez foi um dos "turn points" da equipe, na opinião de stormzin, enquanto o segundo e mais recente foi a vitória para o closed sul-americano do Challenger Katowice. "Nesse primeiro campeonato, a Série A, conseguimos ver que estávamos em um nível legal. Estávamos evoluindo e foi nossa primeira virada de chave. A segunda foi a vitória sobre a BESTIA, um grande passo que demos em busca da vaga no closed para um campeonato muito importante, tier 1 do Brasil. Jogamos só contra os melhores e, apesar de não termos ido bem no closed, tiramos proveito dos jogos para evoluirmos ainda mais", apontou.
Saída do antigo coach
Considerado "pai" do projeto, o coach RMN deixou a equipe quase dois meses após a W7M oficializar a contratação da line. Contudo, antes mesmo da contratação, o ex-jogador vinha trabalhando com o time, sendo, nas palavras dos próprios jogadores, de suma importância para as boas campanhas.
Segundo saadzin, a importância de RMN não se limitava às táticas, "mas, principalmente, no lado emocional porque, quando estávamos em situações difíceis, em rounds complicados, ele pausava, nos acalmava para conseguirmos finalizar as partidas. Sobre a saída, o jogador não escondeu a tristeza: "Ele era muito amigo nosso. Todos brincavam que ele era o nosso 'pai'. Não era só trabalho, também tinha a parte sentimental".
A venda de RMN para a FURIA, onde comandará o time feminino, "foi uma notícia triste", de acordo com stormzin. O jogador revelou que "não foi fácil para ninguém. Todo mundo ficou um pouco abalado, chateado porque ele foi um 'pai', um 'guia' para nós no quesito experiência, passando muitos ensinamentos. Foi uma perda dolorosa, mas estamos nos reerguendo com o nax. Ele também é um ótimo coach e estamos conseguindo trabalhar bem com ele. É o momento que temos que esquecer do RMN e focar no nosso jogo".
Campanha na Liga GG.BET
A W7M Academy estreou na Liga GG.BET com o pé direito, vencendo equipes consideradas favoritas, uma delas Team Solid, que, pouco antes, esteve no México para o RMR Americas do último Major de CS:GO. saad afirmou que o time entrou "bastante confiante" para o duelo: "Mesmo sendo um time forte, entramos muito confiantes porque eles pickaram o nosso mapa favorito, a Inferno. Também sabíamos que são bons no mapa, mas, para nós, a melhor Inferno é a nossa".
A equipe vinha invicta até a terceira semana da fase de classificação, quando acabou levando a virada para a RED Canids, adversária contra a qual, naquele momento, disputava o top 1 da tabela. Para stormzin, um dos motivos do revés foi o fato do time ter "saído um pouco do nosso estilo de jogo por tentar se adaptar em um round que demos uma vacilada. Acabamos pecando nesse quesito de leitura e, em uma md1, você não pode errar. Md1 é uma partida na qual você não pode acabar errando. Nós erramos, eles jogaram melhor e mereceram ganhar".
Mas a Solid não foi a única adversária com experiência internacional que a W7M Academy derrotou no campeonato. saad e stormzin também levaram a melhor a melhor sobre Paquetá e, questionados se tais triunfos mostram que os adversários não podem subestimar o time, a dupla respondeu que não possui tal sensação: "Não tem favorito na Liga GG.BET.Qualquer time pode ser campeão. É um campeonato muito aberto, com times muito bons e, ganhar desses times, como Solide e Paquetá, é muito bom. Não acredito que nos subestimem porque sabem do nosso potencial, sabem que estamos em uma crescente".
A W7M Academy volta ao servidor pela Liga GG.BET nesta quarta-feira, buscando, mais uma vez, a liderança isolada da fase de classificação. O primeiro compromisso do time será contra ODDIK às 20h, enquanto às 22h jogará contra Case.